Pesquisar notícia
terça,
16 abr 2024
PUB
Risco de Incêndio

Quase 60 concelhos de sete distritos em perigo máximo de incêndio

3/05/2023 às 08:51
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Quase 60 concelhos de sete distritos de Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Na região, Abrantes, Barquinha, Chamusca, Constância, Mação, Tomar, Sardoal, Ferreira do Zêzere, Vila de Rei, proença-a-Nova, Nisa e Gavião estão neste nível máximo de risco de incêndio.

O IPMA prevê para hoje temperaturas máximas de 36 graus em Santarém, 35 em Évora, 34 em Leiria e 33 em Castelo Branco e Beja.

Vários concelhos dos 18 distritos do continente apresentam hoje perigo muito elevado e elevado de incêndio rural.

Abrantes é um dos concelhos em risco máximo

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano houve 2.421 fogos florestais e arderam 7.590 hectares em espaços rurais, de acordo com dados do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado na região Sul a partir da manhã, e chuva ou aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro a partir da tarde, podendo ser acompanhados de trovoada.

A previsão aponta ainda para vento por vezes forte nas terras altas, descida da temperatura máxima, sendo acentuada no litoral, e pequena subida da mínima no litoral Norte e Centro.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 12 graus Celsius (em Portalegre) e os 18 (em Faro) e as máximas entre os 21 (em Viana do Castelo) e os 30 (em Évora e Beja).

C/ Lusa