Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Incêndios

Proteção Civil ativa aviso por SMS devido a risco extremo de incêndios

23/08/2023 às 15:05
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) ativou o sistema de aviso preventivo por SMS à população por causa da situação de risco extremo de incêndios rurais, anunciou hoje a instituição.

“Esta medida decorre da ativação do estado de alerta especial de nível vermelho - do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro - para o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios (que representa o nível máximo de prontidão e mobilização das estruturas, forças e unidades de proteção e socorro) em algumas zonas de Portugal Continental”, explicou a ANEPC em comunicado.

O envio da mensagem escrita – em português e inglês, sem custos para os utilizadores - a alertar para não se usar fogo junto de espaços rurais e florestais e para serem acolhidas as recomendações das autoridades começou a ser processado hoje, a partir das 09:00, pelas operadoras de telecomunicações.

Devido à previsão de tempo quente para esta semana, a Proteção Civil advertiu no domingo que nos dias de perigo de incêndio muito elevado e máximo é proibido fazer queimadas e queimas sem autorização e comunicação prévia.

A ANEPC alertou ainda para a proibição do uso de motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, assim como o uso do fogo para a confeção de alimentos em espaço rural.

Lusa