Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Incêndios

Proteção Civil alerta para risco de incêndio no fim de semana

14/04/2023 às 16:35
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para o perigo de risco de incêndios rurais nos próximos dias.

De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos dias tempo quente e seco, com a subida gradual da temperatura máxima a partir desta sexta-feira, 14 de abril, com especial incidência nas regiões do interior no dia 15, sábado, e nas regiões do litoral no dia 16, domingo. São expectáveis valores entre os 30 e 35 graus nos dias 16 e 17 de abril.

Paralelamente prevê-se uma descida gradual dos valores da humidade relativa provocando o agravamento do risco de incêndio para nível elevado a muito elevado no interior norte e centro, sendo muito elevado a máximo na região do Algarve.

Ainda de acordo com a ANEPC há previsão de “aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como, o aumento da dificuldade das ações de supressão, especialmente no interior norte e centro e região sul.”

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor é proibido fazer queimada extensiva sem autorização.

Ainda segundo a ANEPC nos dias de risco de incêndio muito Elevado e máximo é proibido fazer queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia, assim como utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.

Por outro lado, é igualmente proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas e é proibido usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Avisa a ANEPC que deve ser evitado o uso de grades de discos.

Para saber os níveis de risco os cidadãos devem contactar a câmara municipal da área de residência ou através do número 808 200 520.