Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Abrantes

Prejuízos dos atos de vandalismo no Jardim do Castelo ainda por contabilizar (C/ÁUDIO)

24/01/2022 às 16:45
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Fotos (DR) Facebook

A manhã de sábado, 22 de janeiro, causou surpresa e consternação a quem passeou pelo Jardim do Castelo. Na noite de sexta-feira para sábado o espaço foi atacado por vandalismo puro. A destruição das portas das casas de banho e o esvaziamento propositado dos tanques ou espaços de água do jardim provocaram a morte de vários peixes.

Alguns munícipes contactaram de imediato com as autoridades e com os autarcas.

Bruno Tomás, presidente da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, que tem a responsabilidade da manutenção da zona envolvente ao Castelo, que inclui o Jardim, soube, logo nessa manhã, da ocorrência, tendo sido alertado por um cidadão que passa por ali nas caminhadas matinais. O autarca disse à Antena Livre que a Junta de Freguesia avançou de imediato para a reparação dos prejuízos, um trabalho que continuou na manhã desta segunda-feira, dia 24.

Bruno Tomás revelou que já não é a primeira vez que ocorrem estes episódios de vandalismo. “Já tivemos portas partidas, já roubaram as louças dos sanitários. Frequentemente roubam flores, quando os jardineiros as plantam”, explicou o presidente da Junta de Freguesia.

Neste momento ainda não foram contabilizados os prejuízos resultantes desta noite de vandalismo, mas está a ser feito esse levantamento.

E Bruno Tomás vai mais longe e revela que tem que se começar a equacionar a utilização de vigilância por vídeo nalguns locais. E aponta a espaços públicos e ao centro histórico da cidade como locais onde o recurso da colocação e utilização das câmaras de vídeo poderia ser uma mais-valia para evitar estas situações. Bruno Tomás indica que é um processo muito complicado, do ponto de vista legal, mas que deveria ser iniciado. E acrescentou que o presidente da Câmara de Abrantes é sensível a esta possibilidade como forma de fazer diminuir a criminalidade.

Bruno Tomás, presidente União Freguesias de Abrantes e Alferrarede

O Jardim do Castelo foi alvo de um ataque de vândalos que esvaziaram os lagos artificiais o que provocou a morte a alguns peixes. Os funcionários da Junta de Freguesia conseguiram reparar os estragos no sábado e na manhã desta segunda-feira. Já o autarca lamentou que haja pessoas que tenham “disponibilidade” para este tipo de ações.