Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Alergias

Portugal continental com níveis moderados e muito elevados de pólenes na atmosfera

19/05/2023 às 08:52
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Os níveis de pólenes na atmosfera vão estar moderados e muito elevados em Portugal continental até pelo menos à próxima quinta-feira, indica o último boletim polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

A sociedade refere que devido à possibilidade de ocorrência de chuva ao longo da próxima semana, “poderá ocorrer o efeito de “lavagem da atmosfera”, reduzindo temporariamente a concentração de pólen no ar”.

Apesar disso, estão previstos níveis moderados e muito elevados para o continente, predominando o pólen no ar essencialmente das árvores oliveira, sobreiro e carvalhos e também das ervas parietária, urtiga, gramíneas, tanchagem e azeda.

As previsões até 25 de maio indicam que nas regiões do Algarve, Alentejo, Lisboa e Setúbal vai predominar a polinização do quenopódio.

De acordo com a SPAIC, durante o mês de maio irá ocorrer uma concentração muito elevada de pólen atmosférico proveniente da oliveira em Portugal Continental.

O pico polínico desta espécie já começou nas regiões do sul-centro e irá decorrer até perto do final do mês no centro-norte.

Na região autónoma da Madeira o pólen presente na atmosfera é predominantemente das árvores cipreste e eucalipto, enquanto nos Açores destaca-se a árvore pinheiro.

Nos dois arquipélagos verifica-se também a polinização das ervas parietária, gramíneas, urtica e tanchagem.

Segundo a SPAIC, devem evitar-se as atividades ao ar livre quando as concentrações polínicas forem elevadas.

A Sociedade recomenda ainda manter fechadas as janelas do carro sempre que se viajar, para reduzir o contacto com os pólenes. Os motociclistas deverão usar capacete integral.

Em casa, a sociedade aconselha a que se mantenham igualmente fechadas as janelas quando as concentrações dos pólenes forem elevadas.

A SPAIC considera ainda que a medicação será a forma mais eficaz de combater os sintomas de alergia, aconselha a consulta de um médico especialista de imunoalergologia para o diagnóstico correto e prescrição da medicação mais adequada e alerta que a prevenção “poderá passar pela realização de vacinas antialérgicas”.

O boletim polínico divulga todas as semanas os níveis de pólenes existentes na atmosfera, recolhidos através da leitura de postos em várias regiões do país.

Lusa