Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Atenção

Polícia Judiciária alerta para mensagem falsa sobre parceria com MBWay

9/02/2023 às 14:34
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Polícia Judiciária (PJ) denunciou hoje a existência de um email fraudulento que está a circular sobre um suposto protocolo de cooperação estabelecido com o serviço MBWay que pede a atualização dos dados multibanco dos cidadãos.

“Este email é falso e tem como finalidade única e exclusiva de recolha de elementos bancários, através de método conhecido como Phishing, pelo que deve ignorar esta mensagem, não responder à mesma e reportar spam, bem como apagar a mesma”, esclarece em comunicado este órgão de polícia criminal.

A Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da PJ refere que “diversos cidadãos” já receberam a mensagem em causa.

A nota divulgada pela PJ recomenda que as pessoas apaguem este tipo de mensagens e que divulguem o alerta para evitar novas vítimas de eventuais burlas eletrónicas.

A PJ apela ainda a que nunca se aceda a “'links' ou anexos de mails estranhos” e a que se desconfie de “notícias e ofertas sensacionalistas”, lembrando: “As instituições credíveis e sérias não utilizam estes meios/formas para comunicar com os seus clientes”.

Lusa