Pesquisar notícia
sábado,
18 mai 2024
PUB
TEJO

Pico dos caudais do Tejo já aconteceu agora a tendência é a descida acentuada

20/01/2024 às 12:37
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Comissão Distrital de Proteção Civil de Santarém acionou esta sexta-feira, dia 19, o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo no seu nível de Alerta Azul devido à subida das águas.

A decisão foi tomada às 20:00, depois dos valores previstos atingirem o limite para ativação do Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo (1.500 m3/s), tendo o responsável dado conta que as três barragens (Castelo do Bode, Fratel e Pracana) “em conjunto, estavam a debitar 2.600 m3/s às 20:00”, tendo causado inundações de algumas zonas ribeirinhas e motivado o resgate de três pastores nas margens do Tejo, na zona de Alvega (Abrantes).

Numa atualização feita este sábado, depois das 11 horas, o comando Regional da ANEPC dá conta que os caudais começam a diminuir, mas mesmo assim revelam que houve um pico máximo de 2.600 m3 por segundo: “Registaram-se descargas que ultrapassaram os 2000m3/s, registando-se um pico de 2600m3/s. Neste momento verifica-se um decréscimo acentuado dos caudais debitados, que se irão sentir a jusante do Almourol a partir da tarde de hoje.”

Ainda de acordo com a mesma informação no rio Sorraia verificou-se uma subida significativa dos caudais durante o dia de ontem, “verificando-se neste momento uma descida das descargas da Barragem do Maranhão e do Açude do Furadouro. No entanto regista-se uma estabilização de altura hidrométrica, medida em Coruche.”

Face a estes dados a Proteção Civil indica, na região, os seguintes constrangimentos:

Município de Abrantes (Estrada de Tramagal para Santa Margarida; Estrada de Campo; Alvega – Zona Ribeirinha)

Município de Constância (Submersão de parte do parque de estacionamento de Constância junto ao Rio Zêzere; Estrada Coutada – Tramagal; Caminho Agrícola do Campo entre a Quinta da Coutada e o Tramagal)

Município de Vila Nova da Barquinha (Parque de estacionamento do Almourol)

Município de Coruche (Desvio da Ponte da Escusa; EM - estrada de Meias (E.N.114 – E.N.251); CM – 1427 (EN 114-3 à EN119); CM - H (EN 114-3 à EM 515 Biscainho); Estrada (Margem Esquerda do Rio Sorraia))

Município de Golegã (CM 1 – Estrada de Vale de Zebro; CM 30 – Ponte do Cação)

Município de Santarém (E.M. 1348 Vale de Figueira para Ribeira de Santarém – Condicionada; E.M. 587 acesso às Ómnias – condicionada)

O responsável pelo Comando Sub-regional da Proteção Civil disse que o Alerta Azul é o mais baixo de uma escala de quatro, tendo acrescentado que, para as próximas horas, "prevê-se um aumento dos caudais debitados pelas barragens, o que potencialmente contribuirá para um aumento dos níveis registados no rio Tejo".

Neste sentido, a proteção civil aconselha a população e serviços municipais de proteção civil, bem como solicita aos órgãos de comunicação social, para que "continuem a alertar a população para as medidas de autoproteção em caso de cheias".

A Proteção Civil pede à população para retirar das zonas confinantes das linhas de água, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens, retirar os animais para locais seguros, não atravessar, com viaturas ou a pé, estradas ou zonas alagadas, e que desenvolvam as ações necessárias para a sua proteção, da família e bens.

Palavras chave:
TEJO CSRMD CSRLT