A Célia Faz «Pavlova» Abrantina
Ingredientes:
Para a Pavlova:
6 claras
275 g de açúcar
1 colher de chá de amido de milho
1 colher de chá de vinagre branco ou de sidra
Para os Ovos Moles simples:
6 gemas
12 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de água
Para a Decoração:
Fios de Ovos
Frutos Vermelhos
Flores Comestíveis (se tiverem)
Pavlova:
Comece por bater as claras em castelo, em velocidade média até ficarem com picos (as claras devem estar à temperatura ambiente). Adicione o açúcar pouco a pouco, sempre com a máquina em movimento, com intervalos de 20 segundos. Quando acabar o açúcar, bater por mais 3 a 4 minutos, aumentando a velocidade até ficar um merengue mais consistente, brilhante e macio. Teste com um pouco entre os dedos para confirmar que está mesmo macio, juntar então depois o amido e o vinagre e bate-se uns 10 segundos mais, só para envolver.
Colocar o merengue num tabuleiro forrado com papel vegetal (utilize um prato e contorne com um lápis). Pode alisar as laterais ou fazer outros efeitos, o importante é ficar ligeiramente côncavo para colocar a cobertura que se coloca depois de cozida.
Colocar no forno ventilado pré aquecido a 180º e baixar logo a temperatura para 120º. Coze durante 1 hora e 30 minutos sem nunca abrir a porta do forno. Terminando este tempo, deixar que a Pavlova arrefeça totalmente no forno (o ideal é fazer à noite e ficar até de manhã, se não, deixe no forno por cerca de 6 horas).
Depois de fria, retirar a Pavlova do papel vegetal com todo o cuidado para o prato em que se vai servir.
Ovos Moles:
Coloque as gemas num passador de rede para assim lhes retirar a película que têm à volta. Num tacho, leve a água e o açúcar ao lume e deixe ferver até que fique um ponto pérola.
Desligue o lume e deixe arrefecer um pouco, acrescente as gemas mexendo sempre sem parar e leve novamente ao lume médio, até que fique cremoso. Deixe arrefecer no frigorífico para depois rechear a Pavlova. Decore a gosto.
Espero que gostem da minha sugestão. Bom Apetite
Dica do Mês: As cascas dos ovos podem ser aproveitadas de diversas formas, são uma excelente fonte de cálcio por isso pode aproveitar para as suas plantas. É só juntar à terra.
Aqueles tachos ou loiça que secaram e está difícil de lavar?! Pode aproveitar e esfregar com as cascas de ovo, fica um brilho!
Tenham um excelente mês.