A Palha de Abrantes é um dos representantes do distrito de Santarém na próxima fase do concurso 7 Maravilhas – Doces de Portugal, cuja votação começou na quinta-feira, 27 de junho.
A fazer companhia à Palha de Abrantes, como representantes do distrito de Santarém, estão os Arrepiados e as Celestes de Santa Clara (Santarém), o Bolo de Cabeça e o Pastel de Feijão de Torres Novas (Torres Novas), os Bons Maridos (Ferreira do Zêzere) e as Fatias de Tomar (Tomar).
De um total de 140 candidaturas apresentadas, nesta fase entram a concurso estes sete doces que vão ser escolhidos através da votação ao longo dos 20 programas da RTP que serão emitidos durante os meses de Julho e Agosto. Em cada programa será eleito um pré-finalista.
Estão no concurso sete categorias de doces: doces de território; bolo de pastelaria; doce de colher e doce à fatia; biscoitos e bolos secos; doces festivos; doces de fruta e mel; e doces de inovação.
A gala final, que vai escolher as 7 Maravilhas dos doces, vai acontecer a 7 de setembro em programa da RTP e os vencedores serão apurados pela votação dos portugueses. Esta será feita através de telefone, em chamadas de valor acrescentado.
Este concurso faz parte das das 7 Maravilhas de Portugal que tem vindo a atribuir prémios nas mais variadas temáticas, como gastronomia, aldeias, praias, monumentos e natureza. No sítio do concurso (https://7maravilhas.pt/) pode encontrar os regulamentos e a lista completa dos doces a concurso .