Se utiliza a trotineta para se deslocar, lembre-se de que a segurança vem sempre em primeiro lugar. Esta é a mensagem base do Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana que, nas redes sociais, faz questão de lembrar alguns conselhos essenciais para garantir uma viagem tranquila e segura.
Numa altura em que, cada vez mais, as trotinetas elétricas constituem meio de transporte, principalmente, em zonas urbanas a GNR lembra que “só podem transportar o respetivo condutor.”
Por outro lado, e em questões de segurança a Guarda indica a necessidade do uso de capacete e, se possível, outras proteções como joelheiras e cotoveleiras.
Outro dos conselhos apela ao respeito pelas regras de trânsito – semáforos, sinais, e especialmente os peões, com uma velocidade segura, especialmente em áreas movimentadas.
Há ainda a necessidade os utilizadores de trotinetas usarem roupas refletoras para melhor visibilidade assim como a necessidade das luzes nas trotineta.
A GNR indica outros conselhos, como não usar o telemóvel enquanto conduz para evitar distrações, estacionar de forma responsável para não obstruir a passagem de outros e respeitar os outros utilizadores na via – use a campainha ou sinalize a sua presença.
Por fim outro conselho transversal à condução de qualquer meio de transporte e que é não conduzir sob o efeito de álcool ou drogas.