Sociedade Municípios assinalam Jornadas Europeias do Património
Este sábado, 23 de setembro, Constância vai assinalar as Jornadas Europeias do Património, com a realização de dois eventos que decorrerão no Parque Ambiental de Santa Margarida (PASM) e no Jardim Horto de Camões.
Assim, às 15h00, na Ecoteca do PASM, terá lugar o Encontro Saberes e sabores das plantas: Um património imaterial a preservar, o qual tem por objetivo promover e salvaguardar a importância das plantas enquanto património imaterial, nomeadamente no que concerne às suas diferentes utilizações em redor das crenças e das tradições.
No Jardim-Horto de Camões, numa organização da Associação Casa-Memória de Camões, às 17h00, decorrerá uma exposição/venda de plantas referidas por Camões na sua obra, e uma visita guiada ao jardim. Às 18h00, no pavilhão de Macau do Jardim-Horto terá início um concerto pelos Tintinnabvlvm.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, um evento que este ano tem por tema Património e Natureza.
Vila de Rei celebra Jornadas Europeias do Património
O Município de Vila de Rei vai, uma vez mais, juntar-se à Direção Geral do Património Cultural para as comemorações oficiais das Jornadas Europeias do Património, que este ano se realizam sob o tema “Património e Natureza”.
No âmbito das celebrações, a Autarquia vai promover a iniciativa “Património e Natureza no virar do século XX – Boafarinha e as Casas dos Brasileiros” esta sexta-feira, dia 22 de setembro. O programa tem ponto de encontro marcada para as 09h30 junto às instalações da Câmara Municipal de Vila de Rei, estando o início da visita guiada às Casas dos Brasileiros e a outros pontos culturais da aldeia de Boafarinha marcado para as 10h00. No final da visita, pelas 12h30, terá lugar um almoço partilhado entre todos os participantes na sede da A.C.R.D. da Boafarinha.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa do Direção Geral do Património Cultural que pretende sensibilizar os cidadãos Europeus para a importância da salvaguarda do Património, através da organização de atividades dirigidas ao público e relacionadas com o tema que é anualmente definido.
Torres Novas assinala Jornadas Europeias do Património com lançamento da revista de cultura Nova Augusta
Este fim de semana, por todo o país, nos museus, nos monumentos, nos parques naturais e em sítios arqueológicos decorrem programas especiais, conferências, visitas, espetáculos. Trata-se das Jornadas Europeias do Património/2017, desta vez dedicadas ao tema “Património e Natureza – Pessoas, lugares, histórias”. Em Torres Novas, assinala-se a data com o lançamento da revista de cultura Nova Augusta, este sábado, dia 23 de setembro, às 16h, no Museu Municipal Carlos Reis.
A revista Nova Augusta, editada pelo município desde 1962, já se afirmou como elo entre os que se interessam, em Torres Novas, no Entroncamento, em Alcanena, na Golegã, na Barquinha, ou mesmo em Ourém, pela história e cultura da região.
Este ano, às secções “História” e “Arqueologia e Patrimónios”, junta-se o caderno “O Ribatejo e a Grande Guerra” onde se publicam algumas das comunicações do colóquio alusivo ao tema realizado este ano em Montalvo (Constância) pelo Fórum Ribatejo, com artigos de Aurélio Lopes, António Matias Coelho e, mais uma vez, Gabriel Feitor. Além destes, na edição de 2017, participam, também, Maria da Conceição Geada, Manuel Geada, Manuela Poitout, Mónica Nunes, Luís Baptista, Marco Liberato, Romão Ramos, Helena Santos, Fernando Maurício, João Lizardo e Lígia Gonçalves.