Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Entroncamento

Medway inaugura exposição de fotografia no Museu Nacional Ferroviário

20/02/2023 às 16:13
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Medway inaugura no próximo dia 25 de fevereiro a exposição de fotografia que integrará a apresentação de 38 obras produzidas por 18 fotógrafos, que capturaram a essência da locomotiva 4702, decorada pela artista visual e ilustradora portuguesa Kruella D´Enfer.

A decoração foi uma iniciativa levada a cabo pela Medway, no âmbito do projeto Arte na Ferrovia, em 2021, um processo criativo cujo principal objetivo foi “retratar a importância do transporte ferroviário para a sustentabilidade da indústria logística e do Planeta, no geral”. Em breve a Empresa apresentará a mesma iniciativa em Espanha, em parceria com artistas plásticos daquele país.

“Com um compromisso assumido com o meio-ambiente e um modelo de ação a pensar na sustentabilidade”, a Medway, em colaboração com a APAC, promoveu um concurso fotográfico, que decorreu entre os dias 15 de junho e 15 de agosto de 2022, com o objetivo de criar uma narrativa visual, através da essência da locomotiva e com destaque para a sustentabilidade, a arte e o transporte ferroviário. Os melhores registos estarão agora em exposição.

“A decoração da locomotiva é uma iniciativa da qual a Medway se orgulha, uma vez que está alinhada com os nossos valores ambientais e nos permite partilhar, através da arte, uma reflexão sobre a urgência de aumentar o transporte de mercadorias pela ferrovia. Gostaríamos, por isso, de agradecer mais uma vez à artista Kruella D´Enfer, por esta participação tão especial, assim como a todos os participantes do Concurso de Fotografia, que adquirem também um papel fulcral nesta bonita história”, refere Carlos Vasconcelos, presidente do Conselho de Administração da Medway.

A exposição estará no Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, até ao dia 28 de maio, e espera a visita de todo o público em geral, para momentos de reflexão e apreciação.

A Medway é um operador logístico e o maior operador ferroviário privado de transporte de mercadorias na Península Ibérica, capaz de oferecer soluções de logística integradas. Detém uma vasta frota de locomotivas e vagões – 80 locomotivas (41 elétricas e 39 a diesel) e 2568 vagões – assim como vários terminais logísticos e uma área de manutenção e reparação de equipamento ferroviário.

A Medway faz parte da Medlog, um operador logístico com atividade em mais de 70 países.

O transporte ferroviário Medway permite uma redução de cerca de 70% de emissões de CO2 eq, face ao mesmo transporte por modo rodoviário.

Foto: Medway