Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Mau tempo

Mais de duas dezenas de estradas cortadas no país

14/12/2022 às 14:35
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Mais de duas dezenas de estradas continuam cortadas em várias zonas do país, devido ao mau tempo, informou a Infraestruturas de Portugal (IP), numa atualização dos condicionamentos à circulação na rede rodoviária e ferroviária.

No último balanço divulgado pela IP, às 12:00, é referido que, relativamente à rede rodoviária, na zona de Lisboa continuam cortadas a estrada nacional 8 (EN8) entre Odivelas e Loures, a EN9 entre Ponte Rol e Torres Vedras, a EN248 em Arruda dos Vinhos (com corte da circulação entre os quilómetros 15 e 17), a EN250 entre o Catujal e Sacavém, a EN115 na Rotunda das Oliveiras e das Lebres e a EN115-2 entre Mechiel e Ermejeira.

No distrito de Portalegre mantém-se as restrições no Itinerário Principal 2 (IP2) em Monforte, com corte da circulação em ambos os sentidos ao quilómetro 203,1, enquanto a EN3, na Barragem de Montargil, está com a circulação interdita entre os quilómetros 458 e 463.

Na EN243, em Fronteira, há corte de estrada ao quilómetros 154,198 e a circulação está interdita na Ponte de Fronteira.

Na EN244, em Avis, há corte em ambos os sentidos ao quilómetro 104 e na EN246, em Arronches, há corte em ambos os sentidos entre os quilómetros 53 e 59,5.

Ainda no distrito de Portalegre, a EN373 está fechada no sentido Campo Maior–Elvas e, em Elvas, a EN246 está com corte da circulação em ambos os sentidos ao quilómetro 18.

No distrito de Évora registam-se cortes na EN2, em Mora (entre os quilómetros 469 e 471 e entre os quilómetros 473 e 475), e na EN251, entre o Couço e Mora.

No distrito de Santarém estão afetadas a EN114, em Coruche, com corte da circulação na Estrada de Meias e na ligação da EN114 com a EN251 em Azervadinha.

A EN119 está fechada entre os quilómetros 43 e 55, enquanto a EN118 está cortada em ambos os sentidos entre Tramagal e Santa Margarida e a EN365 está cortada entre Vale Figueira e Pombalinho.

Quanto à circulação ferroviária na região de Lisboa, foi restabelecida a circulação na Linha do Norte, em todas as vias entre Sacavém-Bobadela Sul e Alverca, com limitação de velocidade na zona de Póvoa da Santa Iria.

Na Linha de Sintra foi restabelecida a circulação entre Benfica e Campolide, com limitação de velocidade de 30 km/h entre os quilómetros 3,3 e 3,5.

Na Linha de Cascais, a estação de Algés mantém-se sem serviço comercial e na Linha do Sul há limitação de velocidade entre Pragal e Corroios, tal como Linha do Leste, entre Portalegre e Elvas, com a circulação limitada a 30 km/h entre os quilómetros 250,2 e 250,9.

A Infraestruturas de Portugal mantém equipas a trabalhar no terreno, em articulação com a proteção civil, “visando uma mais rápida reposição das condições de circulação e segurança”, é referido numa nota divulgada na sua página na Internet.

A chuva intensa e persistente que caiu na terça-feira causou mais de 3.000 ocorrências, entre alagamentos, inundações, quedas de árvores e cortes de estradas, afetando sobretudo os distritos de Lisboa, Setúbal, Portalegre e Santarém.

No total, há registo de 83 desalojados, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), e o mau tempo levou também ao corte e condicionamento de estradas e linhas ferroviárias, que têm vindo a ser restabelecidas.

Na zona de Lisboa a intempérie causou condicionamentos de trânsito nos acessos à cidade, situação que está regularizada na maior parte dos casos. Em Campo Maior, no distrito de Portalegre, a zona baixa da vila ficou alagada e várias casas foram inundadas, algumas com água até ao teto, segundo a Câmara Municipal.

Segundo a ANEPC, estão “cinco planos municipais de emergência ativos”, quatro no distrito de Portalegre e um em Santarém, mantendo-se em estado de alerta amarelo os planos especiais de emergência para as bacias dos rios Tejo e Douro devido ao risco de cheias.

Lusa

Palavras chave:
Mau tempo ANEPC;