José Guilherme Moura Neves é o novo presidente do Rotary Club de Abrantes.
No ano em que o lema é “O Rotary Conecta o Mundo”, a cerimónia de transmissão de tarefas decorreu na sexta-feira, perante cerca de oito dezenas de rotários, e Moura Neves brincou com “o peso da responsabilidade” que tem pela frente. “É uma carga grande mas é uma carga muito gratificante”, pois, como disse o presidente do Club, “podermos ajudar os outros é algo...” que a emoção já não lhe permitiu concluir.
Quanto ao principal objetivo do seu mandato, Moura Neves disse ir “manter o rumo que temos vindo a traçar. Nos últimos três anos, somos três repetentes e isso traz alguma continuidade no trabalho que temos vindo a fazer”.
No entanto, o foco principal “é a ajuda aos outros, aqueles que mais necessitam, nomeadamente com as questão das bolsas, na ajuda a algumas associações que, por sua vez, prestam ajuda na comunidade e também situações de longe, como foi Moçambique”.
José Guilherme Moura Neves já é repetente na liderança do Rotary de Abrantes mas “há 18 anos as definições não eram as mesmas de hoje, nem de perto nem de loge. A atividade do Club era muito diferente”.
No seu discurso, o presidente disse estar pronto “a pegar o touro pelos... ditos” e confirmou isso mesmo ao afirmar “eu estou cá para isso”.
O Conselho Diretor que irá dirigir o Club em 2019-20 fica composto José Guilherme Moura Neves na presidência; Júlio Miguel (past presidente); Joaquim Melo dos Santos (presidente eleito); José Rodrigues (vice-presidente); Leal Neto (secretário); Paulo Lopes de Sousa (tesoureiro); e Luís Damas (diretor de protocolo).
Na cerimónia estiveram ainda presentes membros de outros Clubes Rotários, como Almeirim, Entroncamento ou Portalegre, o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, o presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela e a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Maria do Céu Albuquerque.
Tomaram ainda posse as novas presidentes do Rotaract, Carolina Peres e do Interact, Sara Proença.
Para além da presidente Carolina Peres, integram ainda o Conselho Diretor para 2019-20 do Rotaract Club de Abrantes, José Pereira (past presidente); Filipe Varino (vice-presidente); Diogo Ferreira (secretário); José Pereira (tesoureiro) e Afonso Pereira (diretor de protocolo).
Para Carolina Peres, “a recordista” como é apelidada pelos colegas, pois está no Club desde o Interact mas nunca tinha sido presidente, os objetivos do seu mandato passam por “encontrar novas e mais pessoas, novas e ideias e novas motivações”.
O Interact foi assumido por Sara Proença na liderança e o Conselho Diretor é ainda composto por Diogo Gil (past presidente); Beatriz Fontes (vice-presidente); Diogo Gil (secretário); Miguel Batista (tesoureiro) e Mariana Claro (diretor de protocolo).
Também no Interact o objetivo passa por “trazer pessoas mais novas para o Club porque temos muitas pessoas que vão para a universidade e não estão em Abrantes a tempo inteiro”. Sara Proença reconheceu que “faz-nos falta pessoas mais novas que tragam outras perspetivas, outros contextos, outros planos de fundo, outra forma se viver e experiências”.