Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Mau Tempo

IPMA e Proteção Civil emitem avisos laranja para o sul do país (c/áudio)

21/10/2023 às 18:01
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos amarelos e laranja para vários distritos do centro e do sul do país, devido à passagem da depressão Bernard.

O distrito de Faro ficará, entre as 09:00 e as 18:00 de domingo, em alerta laranja de precipitação e de vento, que poderá ser “temporariamente forte, com rajadas até 100 quilómetros por hora”.

Entre as 12:00 e as 18:00, este distrito do Algarve também ficará em alerta laranja no que respeita à agitação marítima, estando previstas ondas que poderão atingir entre seis a oito metros de altura.

Antes (entre as 09:00 e as 12:00) e depois (entre as 18:00 e as 23:00) o aviso para a agitação marítima é amarelo (menos grave).

Para os distritos de Évora, Santarém, Portalegre, Setúbal e Beja foi também emitido aviso laranja - o segundo mais grave de uma escala de três (vermelho, laranja e amarelo) - devido à precipitação.

O IPMA emitiu ainda avisos amarelos de precipitação para o distrito de Lisboa (entre as 12:00 e as 21:00) e para os de Viseu, Guarda, Leiria, Castelo Branco, Aveiro e Coimbra (entre as 15:00 e as 21:00).

Setúbal e Beja têm igualmente aviso amarelo para o vento, que poderá atingir rajadas até 90 quilómetros por hora, entre as 12:00 e as 21:00.

Segundo o IPMA, o aviso laranja é emitido sempre que há uma “situação meteorológica de risco moderado a elevado”. Já o aviso amarelo aplica-se em “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

Previsão de chuva | 16 horas do dia 22-10-2023 | Fonte: Windy

Em conferência de imprensa, o Comandante Nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes, revelou que, no domingo, "Portugal continental irá ser afetado pela passagem da depressão Bernard, que se centrará no Sul com trajeto de Sudoeste para Nordeste, afetando a região Sul e Centro do país". A maior incidência desta situação meteorológica adversa será "do meio do dia de amanhã até ao final do dia, por volta das 23h00", sendo depois expectável um desagravamento, nomeadamente na manhã de segunda-feira.

Por este motivo a ANEPC ativou o alerta laranja para 8 sub-regiões, todas a sul do Tejo. Ou seja, as sub-regiões da Grande Lisboa, Península de Setúbal, Lezíria do Tejo, Alentejo Central, Alentejo Litoral, Alto Alentejo, Baixo Alentejo e Algarve estão com alerta laranja entre as 00 horas e as 23 horas deste domingo.

André Fernandes vincou ainda que, de acordo com o IPMA, há perspetiva de precipitação forte e de ventos fortes, pelo que deixou o conselho para que os cidadãos tenham as devidas precauções e acatem as indicações das autoridades.

André Fernandes, comandante ANEPC

"É expetável que aconteça também a possibilidade de fenómenos extremos de vento a sul do rio Tejo, com mais incidência no Baixo Alentejo e no Algarve", concluiu o comandante da ANEPC.

C/Lusa