Pesquisar notícia
terça,
16 jul 2024
PUB
Energia

Investigadora da Universidade da Beira Interior estuda sistema para produção de hidrogénio a partir de efluente vitivinícola

4/06/2023 às 14:12
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A investigadora Annabel Fernandes, da unidade de investigação FibEnTech – Materiais Fibrosos e Tecnologias Ambientais da Universidade da Beira Interior (UBI), está a desenvolver uma investigação que pretende propor um sistema bioeletroquímico capaz de purificar efluentes vitivinícolas e, ao mesmo tempo, gerar energia renovável na forma de hidrogénio. Designado Wine4H2, foi um dos projetos aprovados no último concurso de financiamento em todos os domínios científicos da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e pretende utilizar uma célula de eletrólise microbiana formada por um consórcio microbiano anaeróbio.

O principal resultado esperado é a produção de hidrogénio a partir da oxidação bioeletroquímica de efluentes vitivinícolas, o que contribuirá para o desenvolvimento de uma solução energética amiga do ambiente. Além disso, o Wine4H2 também mitigará os problemas ambientais causados pelos efluentes vitivinícolas, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 6 e 12 da Agenda 2030).

O financiamento atribuído permitirá a construção de um protótipo laboratorial para a sua implementação. Com essa tecnologia, será possível utilizar os resíduos da produção de vinho para gerar energia limpa, contribuindo para a redução da pegada de carbono da indústria vitivinícola.

O Wine4H2 assume especial destaque na data em que se assinala o Dia Mundial da Energia, a 29 de maio. A efeméride tem como objetivo sensibilizar e motivar a sociedade para a necessidade de serem desenvolvidas estratégias de eficiência e poupança energética e, simultaneamente, promover a utilização de fontes de energia renovável: eólica, hídrica, solar, biomassa, entre outras. Este é também um dia de alerta para a questão do impacto ambiental e para a importância de preservar os recursos naturais.

Palavras chave:
Energia UBI;