Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Risco Incêndio

Incêndios: 11 concelhos de Bragança, Guarda, Castelo Branco e Santarém em risco máximo

3/08/2021 às 07:47
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Fonte: IPMA

Onze concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco e Santarém apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Tomar e Proença-a-Nova estão no grupo de concelhos em risco máximo.

Em risco muito elevado o IPMA colocou cerca de 70 municípios do interior e da região do Algarve e em risco elevado outros cerca de 40 concelhos dos distritos de Vila Real, Viseu, Coimbra, Viseu, Leiria, Santarém, Lisboa, Portalegre, Évora, Beja e Faro. Neste nível incluem-se Abrantes, Constância, Chamusca, Mação, Sardoal, Ferreira do Zêzere e Vila Nova da Barquinha, no distrito de Santarém, Oleiros, Sertã e Vila de Rei, do distrito de Castelo Branco, e Gavião e Nisa, no distrito de Portalegre.

 

O restante território apresenta um risco moderado e reduzido, consoante a região.

 

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

 

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

 

O período crítico de incêndios dura até final de setembro e, até lá, é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

 

É proibido ainda lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas.

 

Para hoje, o IPMA prevê uma pequena descida da temperatura mínima, céu pouco nublado ou limpo, aumentando de nebulosidade no litoral Norte e Centro no final do dia e o vento vai estar mais intenso durante a tarde no litoral oeste e terras altas.

 

As temperaturas mínimas vão variar entre os 12º (Bragança) e os 20º (Faro) e as máximas entre os 21º (Viana do Castelo, Aveiro e Porto) e os 33º (Castelo Branco, Évora e Beja).

C/Lusa