O mundo atual encontra-se cada vez mais globalizado, o que faz com que o robustecimento da presença online da sua empresa seja essencial.
Resta apenas saber como poderá certificar-se de que a sua marca se destaca da concorrência, considerando que o horizonte do marketing digital está em constante expansão.
A resposta está na seleção da melhor agência de SEO, mas… como é que se toma uma decisão deste género? Ao longo deste guia pormenorizado, ajudá-lo-emos a efetuar a escolha mais acertada.
Antes de mergulhar de cabeça na imensidão de agências de SEO a operar no mercado, é primordial esclarecer-se relativamente aos objetivos que pretende alcançar: deseja incrementar o tráfego do seu site, aumentar o número de conversões em vendas ou, quiçá, chegar a um posicionamento mais alto no que toca a palavras-chave específicas?
Se compreender quais os objetivos a que se propôs, conseguirá comunicar muito melhor quais as suas necessidades e aferir qual a agência mais indicada para supri-las.
Uma agência de SEO que surja no topo da página de resultados da sua pesquisa num determinado motor de busca parece ser, de facto, a escolha mais lógica, mas lembre-se de que um processo de otimização compreende variadíssimas estratégias de SEO.
Só porque uma determinada agência aparece em primeiro lugar não significa que seja a escolha ideal para a sua empresa.
Razão pela qual é fundamental avaliar de um modo mais aprofundado os estudos de caso apresentados, os testemunhos dos respetivos clientes e a gama de serviços em oferta.
Opte por uma agência que proporcione uma consultoria SEO detalhada e que delineie um mapa claro das estratégias a adotar pelo seu negócio.
Este é um indicador do compromisso da agência para com a perceção das necessidades da sua empresa e da respetiva área de atuação, para as quais serão criadas soluções à medida que se enquadrem nos seus objetivos.
O universo do digital está repleto de jargão, desde otimização on- e off-page a outros elementos complexos no âmbito do marketing digital.
E é por isso que a agência que escolher tem o dever de lhe explicar como se processam determinadas operações, para que esteja sempre a par do que está a acontecer.
A apresentação frequente de relatórios, a manutenção da abertura de diálogo e a clareza dos resultados obtidos são aspetos que demonstram o quão a agência é transparente e fiável.
O empreendimento de SEO não consiste apenas na integração de palavras-chave – trata-se também, por exemplo, de compreender as nuances técnicas de um processo de otimização de sites.
Quer estejamos a falar da otimização da velocidade de carregamento do seu site, da adaptação do mesmo a ecrãs de dispositivos móveis ou da correção de erros de crawl (ou rastreabilidade).
Uma agência competente deve ter na sua posse as capacidades técnicas necessárias à resolução destes problemas.
Mais ainda, deverá ter acesso a proficiência em ferramentas de SEO de alto gabarito que forneçam dados analíticos pormenorizados.
O conteúdo é o principal alicerce de qualquer estratégia de SEO bem-sucedida; de artigos de blogue às páginas do próprio site e mais além, a agência que selecionar deve estar segura da qualidade do conteúdo que produz, a par das respetivas otimização e promoção.
Avalie exemplos de conteúdo já produzido e publicado, tome nota da respetiva qualidade e confirme se se trata de algo que poderá ser facilmente enquadrado na sua marca.
Embora a sua necessidade no imediato se traduza por SEO em termos genéricos, será benéfico tomar o seu tempo para escolher uma agência que empreenda uma abordagem holística ao marketing digital.
Uma agência que combina SEO com marketing em redes sociais, campanhas pagas por clique e demais estratégias digitais dispõe de soluções mais abrangentes, certificando-se de que toda a linha da frente da sua presença online se encontra em harmonia.
No universo do SEO, os atalhos são tentadores; contudo, estas técnicas desonestas podem revelar-se prejudiciais a longo prazo.
Certifique-se de que a agência de SEO que vier a escolher recorre a práticas e técnicas éticas que, apesar de levarem mais tempo a comprovar o seu efeito, são sustentáveis e não arriscam uma penalização por parte dos motores de busca.
O investimento que irá efetuar não deve ser o único fator determinante, embora seja aconselhável, claro está, atentar nos preços.
Os pacotes disponibilizados são flexíveis? As soluções em oferta são personalizadas e talhadas ao seu orçamento e às suas necessidades? Saiba o que está incluído no preço e garanta que não existem custos adicionais que poderão surgir mais tarde.
Como sabe, a evolução da paisagem digital é incansável; como tal, garanta que a sua agência de eleição se compromete a atualizar os seus conhecimentos com as mais recentes tendências.
Alterações efetuadas aos algoritmos dos motores de busca e as melhores práticas de SEO para o empreendimento de um marketing digital mais abrangente.
Selecionar a melhor agência de SEO é uma decisão nuclear que tem de tudo para impactar significativamente a sua presença online, assim como o crescimento do seu negócio.
Ao seguir este guia e encetar as devidas diligências, conseguirá seguramente encontrar uma agência de SEO que se enquadra nos seus objetivos empresariais, o que garantirá que a sua marca não só irá alcançar a sua tão desejada visibilidade digital.
Mas, sobretudo, prosperar num ambiente tão competitivo quanto o mundo online.