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Sociedade

#Guia para Selecionar a Melhor Agência de SEO

23/10/2023 às 12:03
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O mundo atual encontra-se cada vez mais globalizado, o que faz com que o robustecimento da presença online da sua empresa seja essencial.

Resta apenas saber como poderá certificar-se de que a sua marca se destaca da concorrência, considerando que o horizonte do marketing digital está em constante expansão.

A resposta está na seleção da melhor agência de SEO, mas… como é que se toma uma decisão deste género? Ao longo deste guia pormenorizado, ajudá-lo-emos a efetuar a escolha mais acertada.

1. Atente nos seus objetivos

Antes de mergulhar de cabeça na imensidão de agências de SEO a operar no mercado, é primordial esclarecer-se relativamente aos objetivos que pretende alcançar: deseja incrementar o tráfego do seu site, aumentar o número de conversões em vendas ou, quiçá, chegar a um posicionamento mais alto no que toca a palavras-chave específicas?

Se compreender quais os objetivos a que se propôs, conseguirá comunicar muito melhor quais as suas necessidades e aferir qual a agência mais indicada para supri-las.

2. Não se deixe convencer apenas pelas classificações

Uma agência de SEO que surja no topo da página de resultados da sua pesquisa num determinado motor de busca parece ser, de facto, a escolha mais lógica, mas lembre-se de que um processo de otimização compreende variadíssimas estratégias de SEO.

Só porque uma determinada agência aparece em primeiro lugar não significa que seja a escolha ideal para a sua empresa.

Razão pela qual é fundamental avaliar de um modo mais aprofundado os estudos de caso apresentados, os testemunhos dos respetivos clientes e a gama de serviços em oferta.

3. Tenha em conta a disponibilidade para uma consultoria SEO

Opte por uma agência que proporcione uma consultoria SEO detalhada e que delineie um mapa claro das estratégias a adotar pelo seu negócio.

Este é um indicador do compromisso da agência para com a perceção das necessidades da sua empresa e da respetiva área de atuação, para as quais serão criadas soluções à medida que se enquadrem nos seus objetivos.

4. Considere a transparência como sendo fulcral

O universo do digital está repleto de jargão, desde otimização on- e off-page a outros elementos complexos no âmbito do marketing digital.

E é por isso que a agência que escolher tem o dever de lhe explicar como se processam determinadas operações, para que esteja sempre a par do que está a acontecer.

A apresentação frequente de relatórios, a manutenção da abertura de diálogo e a clareza dos resultados obtidos são aspetos que demonstram o quão a agência é transparente e fiável.

5. Discuta conhecimento e ferramentas especializados

O empreendimento de SEO não consiste apenas na integração de palavras-chave – trata-se também, por exemplo, de compreender as nuances técnicas de um processo de otimização de sites.

Quer estejamos a falar da otimização da velocidade de carregamento do seu site, da adaptação do mesmo a ecrãs de dispositivos móveis ou da correção de erros de crawl (ou rastreabilidade).

Uma agência competente deve ter na sua posse as capacidades técnicas necessárias à resolução destes problemas.

Mais ainda, deverá ter acesso a proficiência em ferramentas de SEO de alto gabarito que forneçam dados analíticos pormenorizados.

6. Afira a qualidade do conteúdo oferecido

O conteúdo é o principal alicerce de qualquer estratégia de SEO bem-sucedida; de artigos de blogue às páginas do próprio site e mais além, a agência que selecionar deve estar segura da qualidade do conteúdo que produz, a par das respetivas otimização e promoção.

Avalie exemplos de conteúdo já produzido e publicado, tome nota da respetiva qualidade e confirme se se trata de algo que poderá ser facilmente enquadrado na sua marca.

7. Confirme se a abordagem oferecida é holística

Embora a sua necessidade no imediato se traduza por SEO em termos genéricos, será benéfico tomar o seu tempo para escolher uma agência que empreenda uma abordagem holística ao marketing digital.

Uma agência que combina SEO com marketing em redes sociais, campanhas pagas por clique e demais estratégias digitais dispõe de soluções mais abrangentes, certificando-se de que toda a linha da frente da sua presença online se encontra em harmonia.

8. Pondere a ética das práticas adotadas

No universo do SEO, os atalhos são tentadores; contudo, estas técnicas desonestas podem revelar-se prejudiciais a longo prazo.

Certifique-se de que a agência de SEO que vier a escolher recorre a práticas e técnicas éticas que, apesar de levarem mais tempo a comprovar o seu efeito, são sustentáveis e não arriscam uma penalização por parte dos motores de busca.

9. Avalie o preçário e os pacotes oferecidos

O investimento que irá efetuar não deve ser o único fator determinante, embora seja aconselhável, claro está, atentar nos preços.

Os pacotes disponibilizados são flexíveis? As soluções em oferta são personalizadas e talhadas ao seu orçamento e às suas necessidades? Saiba o que está incluído no preço e garanta que não existem custos adicionais que poderão surgir mais tarde.

10. Certifique-se de que a agência investe numa aprendizagem contínua

Como sabe, a evolução da paisagem digital é incansável; como tal, garanta que a sua agência de eleição se compromete a atualizar os seus conhecimentos com as mais recentes tendências.

Alterações efetuadas aos algoritmos dos motores de busca e as melhores práticas de SEO para o empreendimento de um marketing digital mais abrangente.

Considerações finais

Selecionar a melhor agência de SEO é uma decisão nuclear que tem de tudo para impactar significativamente a sua presença online, assim como o crescimento do seu negócio.

Ao seguir este guia e encetar as devidas diligências, conseguirá seguramente encontrar uma agência de SEO que se enquadra nos seus objetivos empresariais, o que garantirá que a sua marca não só irá alcançar a sua tão desejada visibilidade digital.

Mas, sobretudo, prosperar num ambiente tão competitivo quanto o mundo online.