Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
IPMA

Guarda, Castelo Branco e Bragança com aviso laranja da Proteção Civil devido a chuva e trovoadas

2/09/2023 às 16:32
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Proteção Civil alterou de amarelo para laranja o aviso do estado meteorológico até às 18:00 nos distritos da Guarda, Bragança e Castelo Branco, devido à previsão de precipitação forte e trovoadas frequentes e concentradas.

Assim, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPC) para os distritos de Guarda, Bragança e Castelo Branco está previsto "preciptação por vezes forte, e ocasionalmente granizo, acompanhado de rajadas fortes". Antevê-se ainda trovoadas fequentes e concentradas.

De momento, a ANPC manteve os restantes distritos do continente com aviso amarelo até ao período da tarde de domingo.

Hoje de manhã, a Proteção Civil apelou à população para que tome medidas preventivas face à mudança do estado do tempo, do interior para o litoral, com previsão de precipitação, por vezes forte, acompanhada de granizo, trovoada e rajadas.

Em comunicado, a ANPC adianta que, segundo a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), é “expectável a partir da tarde de hoje uma mudança gradual das condições meteorológicas, com a ocorrência de precipitação, por vezes forte, acompanhada de granizo, trovoada e rajadas convectivas, em especial nos dias 2 e 3” de setembro.

De acordo com a ANPC, os episódios típicos das estações de transição, com as primeiras chuvas, são propícios à “ocorrência de inundações urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento”.

Além disso, segundo a autoridade, é possível a “ocorrência de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras”, além de deslizamentos e derrocadas “motivados pela infiltração da água, fenómeno que pode ser potenciado pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo”.

A Proteção Civil recorda que o estes possíveis efeitos podem ser minimizados, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados, pelo que, e em particular nas zonas historicamente mais vulneráveis, se recomenda a adoção das principais medidas preventivas.

Desta forma, a autoridade apela a que se garanta a “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”.

A ANPC apela ainda a que se tenha “especial cuidado” na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, com atenção para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.

Também a circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas “historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros” deve ser tida em conta, evitando a circulação e permanência nestes locais.

A autoridade apela também a que não sejam praticadas atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximo da orla marítima.

A Proteção Civil apela ainda à adoção de uma condução defensiva, com redução de velocidade e ao não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.

Para domingo, o IPMA colocou também em aviso Amarelo os distritos de Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal, que se juntam a Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja e Faro.

Lusa