Pesquisar notícia
quinta,
02 mai 2024
PUB
Sociedade

Grupo de Escoteiros de Abrantes promove colheita de sangue (C/ÁUDIO)

20/05/2021 às 17:02
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Este sábado a alcateia do Grupo em Formação de Abrantes da AEP (Associação de Escoteiros de Portugal), vai promover uma Colheita de Sangue. Trata-se de uma iniciativa integrada na ação “Passo a Passo 2021” a Associação de Escoteiros de Portugal e contará com a parceria do núcleo de Coimbra do Instituto Português do Sangue.

A colheita de sangue vai decorrer na Escola Básica António Torrado [Encosta da Barata], na cidade de Abrantes, entre as 9h00 e as 13h00 deste sábado e para a sessão de dádiva benévola de sangue é necessária inscrição prévia através de email (grupo.formacao.abrantes@escoteiros.pt).

Joaquim Mendes explicou que a necessidade prende-se somente com uma questão técnica. Em situação normal, a equipa do Instituto Português do Sangue tem uma capacidade para receber cerca de meia centena de colheitas. Se existirem mais inscrições será necessário reforçar a equipa para atender a todas essas pessoas.

Por outro lado, explicou o chefe deste grupo em formação da Associação de Escoteiros de Portugal a campanha-se destina-se aqueles que nunca deram sangue e que podem estar indecisos em dar este passo. Ou seja, podem aparecer, fazer o atendimento com a equipa e depois podem avançar para serem dadores de sangue.

Joaquim Mendes destaca este ponto, porque quem já é dador de sangue pode fazê-lo habitualmente no Hospital de Abrantes ou nas campanhas que são feitas por grupos da região.

O grupo em formação da Associação de Escoteiros de Portugal dá os primeiros passos num território povoado por muitos agrupamentos do Corpo Nacional de Escuta.

Joaquim Mendes

Joaquim Mendes ressalvou que, basicamente, a única diferença entre as duas correntes é que o Corpo Nacional de Escutas está associado ao Escutismo Católico Português, em que todos os escuteiros têm de ser católicos. Nesta Associação não há impedimentos religiosos para as crianças e jovens. O grupo em formação tem como responsáveis Crisalda Gonçalves, Joaquim Mendes, Pedro Aperta, Clara Simões e Mauro Moura.

Ambos os movimentos defendem os mesmos valores do fundador dos escuteiros, Baden-Powell.