Pesquisar notícia
terça,
03 dez 2024
PUB

Abrantes Governador conheceu projetos do Rotary Clube (c/áudio e fotos)

28/11/2024 às 17:10
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Fotos RCA

A visita do governador do distrito aos clubes é um dos momentos altos do ano rotário. E foi o que aconteceu a 26 de novembro no Rotary Clube de Abrantes,

Paulo Taveira de Sousa, governador do Distrito 1960, esteve um dia em Abrantes para apresentação de cumprimentos aos autarcas de Sardoal e Abrantes, para conhecer os projetos e planos deste clube e, no final, para participar num jantar festivo, onde foi emblemado um novo companheiro.

É sabido que o Rotary, a nível global, tem uma missão assumida que passa por ser um dos braços de quem luta para erradicar a poliomielite. Depois somam outros projetos no mundo, mas o certo é que cada clube tem ações próprias.

E se o Rotary Clube de Abrantes tem as suas campanhas de angariação de fundos para esta luta, soma outras atividades como rastreios de diversas doenças. “Mãozinhas que salvam vidas” foi um dos projetos que foi mostrado ao Governador. É um projeto desenvolvido em Abrantes e em que são realizadas ações de formação em suporte básico de vida junto de 1.200 alunos ao longo do ano. Foram ações desenvolvidas nas turmas dos 2.º, 4.º, 6.º e 8.º anos. De forma simples é criar capacitação nas crianças e jovens que, na ausência de meios de socorro, poderão permitir dar conhecimentos mínimos quem podem salvar vidas.

Celeste Simão, vereadora da Câmara de Abrantes, destacou o trabalho feito pelo Rotary Clube de Abrantes com quem o Município tem uma parceria importante na atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior. Sem esta parceria, por mais dinheiro que o Município pudesse dispor faltaria sempre uma componente muito importante, o acompanhamento dos percursos académicos dos bolseiros.

 

Miguel Borges, autarca de Sardoal, destacou o trabalho do clube nestes apoios. E ilustrou-o ao dizer que “encontrei-me com um jovem sardoalense que foi bolseiro. Fez doutoramento e está a trabalhar na Alemanha. Seria possível sem o Rotary?”

Vasco Estrela, autarca de Mação, traçou outra abordagem ao dizer que está de saída do cargo e que “nunca ninguém se queixou de ser bem tratado. É uma frase que se aplica ao Rotary. Percebe-se o trabalho do clube.”

O Cónego José da Graça, companheiro honorário, olhou para o lema do ano “A magia do Rotary” para fazer uma interpretação mais teológica e pastoral. E destacou que é um “grito de atitude para não se ter medo de viver o presente. O grito de atitude que leva à esperança, mas sempre com a presença da realidade dos tempos atuais."

E é aí que o Rotary vai ao encontro da resolução dos problemas.

E, afirmou José da Graça, “perder a esperança é pior que perder a fé. É a esperança que me leva a viver a minha fé e me anima nos caminhos da minha vida.”

Concluiu a dizer que a “Magia do Rotary é o desafio de aprendermos a sonhar.”

Isidro Bernardino, presidente do clube de Abrantes, destacou a importância deste dia e explicou as ações que mostraram ao governador ao longo da jornada de trabalho.

 

Quanto ao governador, Paulo Taveira de Sousa, começou a sua intervenção, a principal da noite, a fazer o destaque do clube de Abrantes, em resumo das visitas que fez ao longo do dia.

O voltou a explicar o grande desafio do Rotary Internacional que continua a ter o objetivo de erradicar a Poliomielite. “São gastos anualmente mil milhões de dólares nesta ação. O Rotary apoiou em 50 milhões a causa, sendo que o patrão da Microsoft, Bill Gates, dobra todos os anos o valor angariado pelo Rotary.” Por outro lado, destacou o facto do seu distrito ser o que mais valor angaria para esta causa no conjunto dos cinco distritos da Península Ibérica (dois em Portugal e três em Espanha).

 

“A Magia do Rotary” é o lema do ano da presidente do Rotary Internacional, Stephenie Urchick, e levou Taveira de Sousa a falar nas propostas, desafios ou sonhos. Deste desafio resulta a apresentação de uma proposta de valor para a sociedade, não apenas para os companheiros, numa altura em que Paz internacional está posta em causa, quando até há ameaças com armas nucleares.

A cerimónia contou ainda com reconhecimentos a Susana Silva, Belém Coelho, Rotary, e Inês Melo dos Santos, do Interact, por passarem a integrar a Polio Plus Society. De referir que Inês Melo dos Santos é a primeira interactista a integrar esta sociedade. Foi ainda atribuído um Paul Harris a Susana Silva e um Paul Harris de duas safiras a Joaquim Melo dos Santos pelas contribuições para a Rotary Foundation. Delfina Batista também teve um reconhecimento para destacar a empresa RSA como parceira, principalmente nas bolsas de estudo.

Foi também emblemado um novo companheiro, que é como quem diz, a cerimónia de receção a um novo membro. Luís Melro entra na área da Indústria Automóvel e tem como padrinho André Real, medicina intensiva.

 

 

Palavras chave:
Abrantes Rotary