Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Incêndios

Fogo de Tomar em resolução, incêndio de Fontes ainda em atividade - Proteção Civil (C/ ÁUDIO)

15/08/2022 às 12:38
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O incêndio que deflagrou ontem no concelho de Tomar encontra-se em fase de resolução, enquanto o fogo que passou para o concelho de Abrantes ainda tem “alguns perímetros em atividade”...

De acordo com o comandante Filipe Regueira, do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, estiveram “cerca de 400 bombeiros no local que combateram durante a noite o incêndio que se encontra em resolução do lado de Tomar e, do lado de Abrantes com alguns perímetros de atividade”.

O alerta para o fogo de Tomar, que deflagrou na freguesia de Olalhas, foi dado às 17:36 de domingo, e não uma, mas “várias projeções” deste fogo fez com que as chamas atingissem também o concelho de Abrantes, cerca de meia hora mais tarde, na freguesia de Fontes.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, António Manuel Jesus confirmou à Antena Livre que a situação está mais calma, ainda existem pontos quentes no perímetro do fogo e que ainda há muitas horas de trabalho pela frente para conseguir a consolidação do incêndio.

António Manuel Jesus, comandante dos Bombeiros Voluntários de Abrantes 

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes e responsável pela Proteção Civil do concelho permanece no local e falou de dois pontos mais preocupantes mas confirmou que não houve populações em risco nem a precisar de assistência.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes 

Já Sónia Alagoa, a presidente da Junta de Freguesias de Fontes que volta a ver a aldeia a braços com as chamas, falou de uma situação muito mais calma ao contrário do que foi a noite.

Sónia Alagoa, presidente da Junta de Freguesias de Fontes 

Entretanto, fonte do CDOS adiantou que se registaram dois feridos neste incêndio de Abrantes, dois bombeiros, “um por exaustão e outro com queimaduras ligeiras decorrentes da radiação do calor”.

No terreno estão 592 operacionais, dos quais mais de 400 são bombeiros, apoiados por 188 veículos, cinco meios aéreos e cinco máquinas de rasto.

C/ Lusa

 

Fotos de Nelson Alagoa