Sardoal Festa centenária da Presa começa esta sexta-feira
Nos dias 30 e 31 de agosto e no primeiro dia de setembro, irá decorrer a 132.ª edição da Festa da Presa, em honra de Nossa Senhora das Necessidades e da Luz.
Esta é uma “festa centenária que remonta àquela altura em que as festas tinham o único e exclusivo propósito angariar receitas para a igreja”, como explicou o presidente da Associação Recreativa da Presa, Jorge Manuel Gaspar em declarações à Antena Livre.
O presidente da Associação da freguesia de Alcaravela, concelho de Sardoal, indica ainda que o objetivo sempre foi “manter uma ligação muito estreita com a igreja, no sentido de manter essa tradição e, portanto, nunca haverá festa da Presa se a parte religiosa não acontecer, embora elas sejam completamente distintas em termos de receitas e organização”.
A juventude é algo que Jorge Manuel Gaspar destaca e refere que “temos um grande apoio da juventude que diz sempre presente para nos ajudar. Então na parte da gastronomia é fabuloso. Quem conhece a festa chega aqui no restaurante e temos 20 pessoas, pelo menos, jovens a servir à mesa que garantem que o serviço é rápido e também com uma simpatia muito reconhecida por toda a gente”.
Quanto à gastronomia, Jorge Manuel Gaspar refere que tem “uma ementa diferenciadora” e que, na sexta, pode contar com “queixadas em forno de lenha” e, no sábado, “chanfana ligeiramente diferente” e cozinha fervida com bacalhau. Quem visita esta festa, no sábado, pode ainda comer um prato vegan, Cebolada de Seitan, consoante pré reserva. Já no domingo, pode esperar cozinha fervida que “é tradicional do nosso concelho” e grelhados.
Depois da altura complicada do covid, o Rancho Folclórico “Os Resineiros” de Alcaravela “está neste momento a renascer” e faz parte do cartaz da festa, tal como a atuação de “Renam Araújo e Catarina Martins” que o presidente indica que “são duas pessoas que se juntaram por mero acaso no nosso aniversário em maio, na Festa da Chanfana. São dois amigos, juntaram-se e a coisa correu muito bem” e desde “maio para cá, numa brincadeira que tem feito apresentações pelas festas fora”. Ambas as atuações acontecem no domingo.
Este ano ao visitar a festa, no domingo, às 18 horas, poderá ainda contar com “pinturas faciais e modelagem de balões para os mais novos”.
Cristiana Farinha