Pesquisar notícia
quinta,
30 mai 2024
PUB
Sertã

Exposições enriquecem Romaria de São Nuno de Santa Maria

23/04/2024 às 16:10
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Romaria de São Nuno de Santa Maria vai contar este ano com duas exposições, uma sobre as comemorações condestabrianas de 1960 em Cernache do Bonjardim e outra centrada nos modos de trajar nos tempos de Nuno Alvares Pereira. Estas mostras decorrem em simultâneo no Salão da Casa Paroquial de Cernache do Bonjardim e serão inauguradas no próximo dia 25 de abril, pelas 19h30.

Para Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, esta é “uma excelente oportunidade para ficar a conhecer melhor a iconografia associada a Nuno Álvares Pereira, sobretudo os trajes utilizados em pleno período medieval, nos séculos XIV e XV. É uma verdadeira viagem no tempo e uma lição de história o que aqui se propõe”, sublinhou o autarca a propósito da exposição «O Trajar no Tempo de Nun’Álvares».

Já sobre a exposição «Comemorações Condestabrianas de 1960 em Cernache do Bonjardim», Carlos Miranda começou por sublinhar “o impacto deste momento único na história local e nas suas gentes, tal a notoriedade e espetacularidade de que se revestiu. Nesta mostra, recordaremos muito do que se viveu naqueles dias mágicos e a amplitude nacional que este evento teve, a ponto de ter contado com a presença das maiores figuras da Nação”.

Estas duas exposições “demonstram a preocupação do Município da Sertã em exaltar e lembrar a figura de Nuno Álvares Pereira/S. Nuno de Santa Maria, dando a conhecer outras facetas associadas à sua vida ou ao seu culto. Há uma forte componente pedagógica que importa aqui reter, pois queremos que as gerações mais jovens, e não só, sintam o apelo e o exemplo associado a esta figura de exceção da história de Portugal e também o facto de a mesma estar associada à nossa região”, concluiu o edil.

As mostras estarão patentes até ao dia 8 de maio, com os seguintes horários: 10 às 13h e das 15 às 19h.