Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Ucrânia

Ex-militares de Abrantes vão buscar refugiados à fronteira da Polónia (C/ÁUDIO E FOTOS)

4/03/2022 às 17:04
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

São três viaturas com seis motoristas, na maioria ex-militares, que partem na madrugada deste sábado, 5 de março, numa jornada de 8 mil quilómetros, ida e volta, com objetivo de ir buscar 17 refugiados ucranianos.
“Foi tudo pensado e agilizado em três dias e meio”, explica Manuel João Machado, um dos ex-militares que não conseguiu ficar em casa a olhar para a televisão e não fazer nada. No início desta semana este ex-paraquedista pensou em lançar esta empreitada e contactou com o grupo de amigos de Abrantes que logo decidiu abraçar a ideia.

De forma muito simples, e como ex-militares, lançaram a operação logística. Primeiro foi arranjar as viaturas, pelo menos duas, depois condutores para fazer 8 mil quilómetros, ida e volta.

Encontrada a fórmula para colocar no terreno a operação era preciso dar-lhe o cunho formal de apoio e, dessa forma, a associação “Anjos da Misericórdia”, de Sintra, “emprestou” os formalismos legais para esta viagem ter caráter oficial. É que a ideia partiu de um grupo de amigos, empenhados em ajudar, mas sem ligação a qualquer outra entidade pública.

Manuel João Machado revelou à Antena Livre que depois de terem a ideia pronta para colocar no terreno foi necessário angariar algum dinheiro para fazer face a todas as despesas, o que foi conseguido de forma muito rápida.

A seguir os voluntários decidiram que as, na altura, duas viaturas não poderiam ir vazias. No círculo de amigos e nas redes sociais deram início a uma recolha de bens alimentares, ração para animais e material médico para primeiros socorros. Fizeram de uma sala da Piscina Municipal de Abrantes a base logística que, em três dias, recebeu cerca de uma tonelada de produtos que vão ser transportados até à fronteira da Polónia com a Ucrânia, para ser entregue às entidades que estão a apoiar os refugiados.

O ex-paraquedista ficou satisfeito com a resposta dada pelas gentes de Abrantes e explicou que a ideia seria ir buscar uma dezena de refugiados. Entretanto, esta sexta-feira, 4 de março, o grupo aumentou a sua capacidade de transporte com uma terceira viatura que permitirá levar mais carga e trazer mais sete refugiados. Ou seja, esta caravana de três viaturas partirá ao final da madrugada para transportar os bens e recolher 17 refugiados.

Manuel João Machado não tem a indicação de quem são os refugiados, ou para aonde vão quando chegarem a território português. Há uma certeza, entre eles virão uma mulher com dois filhos, uma criança e um jovem, que são familiares de ucranianos que residem em Abrantes.

Para os ex-militares esta foi uma operação logística complexa, até porque, nesta altura, há muitas entidades, públicas e privadas, envolvidas no apoio à Ucrânia.

E fica a nota que são seis pessoas a empreender esta jornada, mas o grupo que tem estado a apoiar, a ajudar, é muito mais vasto.

Em declarações à Antena Livre, nesta quinta-feira, dia 3, Manuel João Machado explicou os contornos desta operação de solidariedade.

Manuel João Machado

O certo, é que menos de 24 horas depois desta entrevista, o grupo conseguiu uma terceira viatura que vai ostentar a bandeira portuguesa e as cores de Abrantes e da Ucrânia, por coincidência o azul e amarelo, para identificar a “frota”.

A expetativa é fazer os 8 mil quilómetros em oito dias. Sem percalços, serão quatro dias de ida e outros tantos de volta.

Na bagagem levam bens para os ucranianos que fogem aos bombardeamentos das tropas russas, nos bancos vão trazer 17 ucranianos com a esperança de uma vida, para já longe das explosões.

Galeria de Imagens

Palavras chave:
Ucrânia Abrantes