Pesquisar notícia
quinta,
18 abr 2024
PUB
Abrantes

ESTA promove conferência sobre a comunicação em situações de emergência

18/04/2023 às 18:56
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (ESTA) vai ser o palco, esta quarta-feira, 19 de abril, do seminário “Comunicação e Proteção Civil”. Trata-se de uma iniciativa aberta aos interessados e o foca vai estar na comunicação em situações de emergência e as ofertas formativas.

David Lobato, Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, fará a abertura da conferência. “Informar em situações de emergência e de crise na perspetiva das autoridades” é o tema da sua intervenção.

Ainda da parte da manhã, segue-se um debate com João Pitacas, 2.º Comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, Paulo Ferreira, Coordenador de Proteção Civil da Câmara de Abrantes, António Jesus, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Abrantes, Capitão Luís Marques e Sargento-Ajudante Jorge Oliveira, do Posto Territorial da GNR de Abrantes, e Luís Florêncio, Coordenador do Centro Humanitário da Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa Abrantes-Tomar.

A apresentação da Oferta Formativa na Região do Médio Tejo no âmbito da Proteção Civil ficará a cargo de Gabriela Vieira, Diretora de Curso Profissional de Bombeiro da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural (EPDRA) de Abrantes, e de docentes do IPT.

Depois do almoço a “voz” passa para os jornalistas, com uma intervenção de António Vieira (CNN/TVI), após a qual haverá o debate com o mote “Informar em situações de emergência e de crise na perspetiva dos jornalistas”. Neste mesa participam os jornalistas Raquel Simões (CNN), António Pereira Gonçalves (TVI), Isabel Jordão (Correio da Manhã), Jerónimo Belo Jorge (Antena Livre/Jornal de Abrantes), Patrícia Fonseca (Médio Tejo) e Bernardo Emídio (O Mirante). A mesa completa-se com Erica Amaral (licenciada em Comunicação Social pela Escola Superior de Tecnologia de Abrantes e Bombeira de 3.ª nos Bombeiros do Município de Tomar) e de Joana Madeira (licenciada em Comunicação Social pela Escola Superior de Tecnologia de Abrantes e Bombeira de 2.ª nos Bombeiros Voluntários de Salvaterra de Magos).

O seminário é organizado pela Escola Superior de Tecnologia de Abrantes, do Instituto Politécnico de Tomar, em colaboração com o Comando Sub-Regional do Médio Tejo.