Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Constância

Eclipse total da lua pode ser observado no Centro Ciência Viva

12/05/2022 às 12:03
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

No próximo domingo, quem tiver disponibilidade para passar (quase) toda a noite sem dormir e/ou curiosidade por "acontecimentos celestes", sentirá ser "hora" de organizar “momentos de descanso e de refeições” para, por volta das 3 horas da madrugada de segunda-feira, contemplar a Lua Cheia e, de seguida, vê-la esconder-se, aos poucos, na sombra da Terra.

Tal "acompanhamento" poderá ser feito de qualquer lugar de Portugal “e a beleza do eclipse será agradavelmente aumentada” se se usar um simples binóculo.

O Centro Ciência Viva de Constância estará aberto ao público entre as 03:00 e as 06:00, permitindo a observação através de telescópios e, simultaneamente, fará a transmissão via facebook, acompanhada de comentários.

Durante o dia de segunda-feira, 16 de maio, "Dia Internacional da Luz e "Dia Nacional dos Cientistas", estará disponível a gravação do acontecimento, a par de uma outra dedicada ao estudo do nosso satélite natural e a informações científicas que a luz solar refletida na superfície lunar continua a proporcionar, mesmo sem a permanência de humanos na Lua.