Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Sociedade

Detidos dois suspeitos de incêndios no concelho de Sardoal (ATUALIZADA C/ÁUDIO)

7/09/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Imagem ilustrativa: Incêndio Cabeça das Mós 15-7-2020

No desenvolvimento da investigação relativa à ocorrência de vários incêndios no concelho de Sardoal, a Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria, identificou e deteve, ontem, dois presumíveis autores de seis crimes de incêndio florestal, verificados entre o início do mês de julho e dia 5 de setembro.

"Os suspeitos faziam-se transportar numa moto e, sem justificação plausível, usavam um isqueiro para atear fogos em zonas de mato e pinhal, maioritariamente no período da noite", adiantou o Departamento de Investigação Criminal de Leiria.

Os detidos, de 27 e 40 anos de idade, condutor e desempregado, respetivamente, irão ser presentes às autoridades judiciárias competentes para a aplicação das medidas de coação tidas por convenientes.

Os incêndios ocorreram nas imediações das localidades de Alcaravela, Mogão Cimeiro, Codes, Matagosa e Valongo, no concelho de Sardoal.

Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal e da Comissão Municipal de Proteção Civil, disse que as autoridades têm andado no terreno entre vigilância, combate aos fogos ou na investigação. Ressalvando que os dois indivíduos detidos são apenas suspeitos diz aguardar o curso das investigações e espera que as ignições diminuam.

Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal

Recorde-se que o concelho de Sardoal tem tido alguns incêndios, o último dos quais no sábado, dia 5 de setembro, no Valongo, próximo de Santa Clara, freguesia de Alcaravela. No domingo houve também um alerta de incêndio para um terreno próximo da zona industrial de Sardoal, nas imediações da EN 2.

Esta era uma situação que estava na ordem de preocupações de Miguel Borges, presidente da Câmara Municipal de Sardoal. Aliás, a Antena Livre sabe que desde julho, altura em que se registou um incêndio com dalgumas proporções na zona da Lapa que as autoridades, Polícia Judiciária e GNR, andavam atrás de indícios que poderiam levar aos autores de alguns incêndios que tinham ignições suspeitas.

De recordar que o último incêndio de maiores proporções no Sardoal aconteceu na quinta-feira da semana passada, perto da aldeia de Cabeça das Mós. O fogo começou por volta das 20:30 e foi alimentado pelos ventos fortes.

Os bombeiros conseguiram dominar as chamas por volta das 22:45 com uma força de cerca de 200 operacionais apoiados por seis dezenas de viaturas.