Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Dia Mundial da Bicicleta

David Marques faz 60 a 70 kms por dia com a bicicleta

3/06/2022 às 17:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Na Feira de Doçaria do ano passado a Recadex fez entregas de doces todos os dias

Dia 3 de junho é o dia que a ONU instituiu como Dia Mundial da Bicicleta. Esta data tem como objetivo promover o uso da bicicleta como meio de transporte como forma a alertar para os direitos dos ciclistas assim como os seus benefícios.

Em Abrantes, existe quem trabalhe diariamente com uma bicicleta, como é o caso de David Marques da Recadex.

David explica que este é um trabalho com “um desgaste físico um bocadinho rigoroso”, mesmo tendo a bicicleta a “ajudar” e que por isso “organizamos a nossa volta”.

“Isto é uma missão muito divertida que queremos ver mais espalhada pelo mundo”, acrescenta David enquanto explica que esta é uma iniciativa “a pensar no futuro e no meio ambiente” e também “nas pessoas”. Refere ainda que a sua motivação e a sua alegria é “ajudar as pessoas”.

Acredita que as pessoas já começam a conhecer este trabalho e que “já pedem vários tipos de serviços” e com “alguma regularidade”, desde que consigam transportar na bicicleta.

A nível do respeito por parte dos outros, David sente que, na sua profissão a pedais, é respeitada por uns, mas que nem sempre todos o fazem, talvez “por força do stresse do dia-a-dia”.

Os piores momentos nesta profissão de entregas ao domicílio com uma bicicleta são “o extremo, é o calor, é a chuva” e até mesmo os dias mais ventosos em que as temperaturas não são amenas. David menciona também as subidas que vai tendo ao longo da cidade de Abrantes. Acrescenta que por vezes pedem para fazer as entregas "um bocadinho mais tarde ou mais cedo", dependendo da situação meteorológica.

Num dia de trabalho, David Marques e os seus colegas da Recabex fazem “em média 60 a 70km”, cada um, podendo fazer menos ou mais dependendo dos dias.

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Bicicleta, David Marques, fala sobre a experiência de trabalhar em entregas ao domicílio com uma bicicleta.

Maria Francisca Carvalho