Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Emergência

CODU com problemas de comunicações e INEM aciona planos de contingência

2/01/2023 às 20:44
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Foto Ilustrativa INEM

Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) registaram dificuldades nas comunicações, que obrigaram ao acionamento dos planos de contingência, adiantou hoje à Lusa fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

“Houve um problema com os CODU que está a ser solucionado neste momento, mas estão em curso os planos de contingência”, referiu a mesma fonte. 

A fonte do INEM disse que os vários CODU do país “estão operacionais, se bem com algumas dificuldades”, e o socorro às populações está assegurado.

O presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) confirmou à Lusa que, ao final da tarde, registaram-se problemas de comunicações nos CODU, que estavam, nesta altura, com os “telefones sem funcionar”.

“Quer isso dizer que as comunicações com os meios estão a ser feitas via rádio SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal), mas não estão a ser encaminhadas sequer as chamadas 112 para o CODU”, referiu Rui Lázaro.

Os CODU do INEM são as centrais de emergência médica que coordenam e gerem um conjunto de meios de socorro – ambulâncias, viaturas médicas de emergência e reanimação, motos e helicópteros – que são selecionados com base na situação clínica das vítimas.

Em comunicado, o INEM explicou, entretanto, que na sequência dos testes regulares de verificação dos sistemas do CODU “verificou-se, pelas 18:05 um incidente com o `backup´ de fornecimento de energia que motivou a queda das comunicações”.

O INEM adiantou que "ativou de imediato o plano de contingência previsto, privilegiando o acionamento de meios de emergência através da rede SIRESP e recorrendo aos sistemas redundantes de que dispõe em termos de telecomunicações móveis para atendimento de chamadas, garantido desta forma o funcionamento” do Sistema Integrado de Emergência Médica.

Segundo o instituto, desde o primeiro momento estão a ser realizadas diligências para que a reposição do sistema ocorra com a maior brevidade possível.

O INEM apelou também para a colaboração dos cidadãos, solicitando que liguem para o 112 apenas em caso de emergência.

Para as situações de aconselhamento devem recorrer ao Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, através do 808 24 24 24, o que permitirá que aos CODU do INEM cheguem apenas chamadas de verdadeiras emergências médicas, sublinhou o comunicado.

O 112 é o Número Europeu de Emergência, sendo comum, para além da área da saúde, a outras situações como incêndios, assaltos ou roubos.

As chamadas efetuadas para o 112 são atendidas pela PSP e pela GNR e são canalizadas apenas para os CODU do INEM as chamadas relativas a socorro na área da saúde.

Lusa