Pesquisar notícia
terça,
30 abr 2024
PUB
Sertã

“Cérebro em Ação” vai criar a “Árvore da Bondade” na Biblioteca

17/04/2024 às 12:28
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Em abril tem continuidade a iniciativa “Cérebro em Ação” que irá desafiar miúdos e graúdos, dos 5 aos 99 anos, a criar a “Árvore da Bondade”, no dia 20 de abril, às 15 horas, na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã.

Esta sessão pretende dar as boas vindas à Primavera em família, e consiste numa atividade de expressão plástica que iniciará com a leitura da história “A bondade cresce”, de Britta Teckentrup, que convida a descobrir o que acontece quando a bondade floresce. Seguir-se-á uma conversa com as famílias que depois irão construir a árvore da bondade. As inscrições são gratuitas e limitadas, devendo ser feitas até 18 de abril na Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã.

Dinamizada pela Odysseia, esta atividade pretende criar momentos de conexão entre as diferentes gerações das famílias (pais, avós e netos), fortalecendo laços familiares e partilhando diferentes pontos de vista e valores importantes para cada elemento da família. Visa também desenvolver a linguagem oral, estimular habilidades como a memória, concentração, criatividade e imaginação, estimular a motricidade fina e os diversos sentidos (através do contacto com diferentes materiais) e o desenvolvimento de habilidades sócioemocionais.

A iniciativa “Cérebro em Ação” visa estimular a memória e a concentração, desenvolver a linguagem e habilidades sócioemocionais, fomentando momentos de conexão entre as diferentes gerações. Decorre mensalmente até ao final do ano (à exceção dos meses de julho e agosto), apresentando sessões de estimulação cognitiva, que irão contribuir para a melhoria das funções cognitivas (memória, raciocínio, linguagem, atenção, concentração, etc). As diversas sessões temáticas irão fomentar a entreajuda e partilha de conhecimentos e experiência entre diferentes gerações e melhorar a qualidade de vida e a autonomia.