Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Incêndios

Cerca de 90 concelhos do interior Norte e Centro em risco máximo

3/08/2022 às 11:09
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Cerca de 90 concelhos do interior Norte e Centro do País e três municípios do distrito de Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, estão em risco máximo quase 90 municípios dos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Braga, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém e Portalegre e três concelhos do distrito de Faro (Loulé, São Brás de Alportel e Tavira). No distrito de Santraém apenas Mação está com risco máximo, já no de Castelo Branco é Proença-a-Nova e Oleiros com nível máximo.

Em risco muito elevado de incêndio estão cerca de 60 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Vila Real, Braga, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Beja e Faro e em risco elevado quase toda a região do Alentejo, à exceção alguns municípios do litoral. Neste nível, o segundo mais elevado, estão os concelhos de Abrantes, Sardoal, Constância, Barquinha, Tomar, Chamusca e Ourém (distrito de Santarém), Vila de Rei e Sertã (distrito de Castelo Branco) e Gavião e Nisa (distrito de Portalegre). 

O risco de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje uma descida da temperatura máxima, em especial no litoral Centro e vento por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 16 graus Celsius (Viana do Castelo, Guarde e Viseu) e os 22.º (Bragança) e as máximas entre os 23.º (Sagres) e os 38.º (Bragança).

C/ Lusa