Pesquisar notícia
quinta,
02 mai 2024
PUB
Incêndios

Cerca de 70 concelhos de oito distritos em perigo máximo de incêndio

14/07/2023 às 09:16
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Cerca de 70 concelhos de Faro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Portalegre, Santarém, Vila Real e Bragança apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Todo o interior norte e centro e uma parte do Algarve estão com este nível, Na região são os concelhos de Abrantes, Barquinha, Chamusca, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal e Tomar (distrito de Santarém) a estar no nível de risco mais elevado. No distrito de Castelo Branco são os concelhos de Vila de Rei, Sertã, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão e no de Portalegre Nisa e Gavião a integrar o lote de concelhos neste nível de risco em que é proibido o trabalho de máquinas agrícolas ou fazer qualquer tipo de fogo na floresta.

O IPMA colocou também cerca de 50 concelhos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Coimbra, Viseu, Guarda, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado.

Outros concelhos de todos os distritos do continente estão hoje em perigo elevado de incêndio.

No fim de semana, a quantidade de distritos em perigo máximo vai diminuir.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, as 4.406 ocorrências de fogo já afetaram 9.660 hectares de espaços rurais.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, períodos de chuva, em geral fraca, no Minho e Douro Litoral a partir do meio da manhã, estendendo-se gradualmente ao litoral Centro, vento fraco a moderado e descida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 14 graus Celsius (em Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Viseu e Leiria) e os 23 (em Faro) e as máximas entre os 22 (em Viana do Castelo) e os 35 (em Castelo Branco).

c/lusa