Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Incêndios

Cerca de 100 concelhos do Interior Norte e Centro e Algarve em perigo máximo de incêndio

26/08/2023 às 09:31
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Cerca de 100 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Aveiro, Vila Real e Bragança apresentam hoje um perigo máximo de incêndio rural, segundo o IPMA. Na região Abrantes, Barquinha, Chamusca, Constância, Ferreira do Zêzere, Mação, Sardoal e Tomar (distrito Santarém), Vila de Rei, Sertã, Proença-a-Nova e Vila Velha de Rodão (distrito de Castelo Branco) e ainda Gavião e Nisa (distrito de Portalegre) estão em nível máximo de risco de incêndio rural.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou também mais de 60 concelhos dos distritos de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Portalegre, Beja e Faro em perigo muito elevado.

Outros concelhos, sobretudo no Alentejo e no litoral Norte e Centro, estão hoje em perigo elevado de incêndio.

Esposende, em Viana do Castelo, é o único concelho do continente sem qualquer risco de incêndio associado na escala do IPMA.

Por causa das condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até terça-feira.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo, e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu com períodos de nebulosidade até ao final da manhã, com possibilidade de aguaceiros fracos e dispersos, vento forte no litoral oeste e terras altas, e descida acentuada da temperatura.

As temperaturas mínimas oscilam entre os 12 graus Celsius (em Viseu e Guarda) e os 20 (em Faro) e as máximas entre os 22 (na Guarda e em Viana do Castelo) e os 33 (em Faro).

Lusa