Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
INE

CENSOS 2021: INE está a recrutar entrevistadores/recenseadores

1/02/2021 às 16:05
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Instituto Nacional de Estatística (INE) tem 11.000 vagas para entrevistadores/recenseadores para os CENSOS 2021 – XVI Recenseamento Geral da População e VI Recenseamento Geral da Habitação que vão iniciar em abril deste ano.
Os CENSOS, a maior operação estatística nacional, realizada pelo INE, têm como objetivo “contar” todos os cidadãos e famílias residentes no território nacional e todos os alojamentos e edifícios destinados à habitação.

Neste contexto de pandemia, e como forma de garantir a qualidade da execução dos Censos e acautelar os riscos para a população e entrevistadores, o INE definiu um Plano de Contingência para os CENSOS 2021 que inclui, entre outras medidas, o cumprimento de um rigoroso protocolo de segurança de saúde pública, de acordo com as regras emitidas pelas autoridades de saúde. Desta forma, a estratégia vai para a recolha de informação através da internet e o apoio à população através de uma linha telefónica, com possibilidade da resposta telefónica dirigida a grupos da população com maior dificuldade na resposta via internet ou impedidos de contacto presencial, nomeadamente por razões de saúde pública.

Esta operação estatística vai implicar o recrutamento de cerca de 11 mil entrevistadores, dispersos por todo o país, em regime de contrato de prestação de serviços, que serão responsáveis por:

- Distribuir cartas com códigos para acesso a resposta por internet;
- Assegurar a totalidade das respostas;
- Prestar todos os esclarecimentos necessários às famílias sobre a resposta aos CENSOS;
- Recolher/confirmar a informação do edifício;
- Recolher e registar as respostas em alojamentos que não respondem pela internet;
- Proceder à validação da informação recolhida, de acordo com as orientações recebidas.

As candidaturas já estão a decorrer e os interessados em participar poderão inscrever-se, até dia 15 de fevereiro, no site do INE em https://recrutamento.ine.pt/Pages/Candidatos/CandidatosIniciar.aspx?AKxppZ6XozwJm1btjwf3vL0iEZNCH-oVvDF5rvdB33g