Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Abrantes

Associação de Caça e Pesca de Alvega com kit de primeira intervenção para combate a incêndios

18/06/2023 às 12:40
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Associação de Caça e Pesca de Alvega vai juntar-se às outras quatro, que possuindo kits de primeira intervenção, se envolvem nas ocorrências de Proteção Civil, durante o período critico de incêndios.

Na reunião do executivo municipal de Abrantes desta quinta-feira, 15 de junho, foi aprovada, por unanimidade, a celebração de um protocolo de colaboração entre a Câmara e a Associação de Caça e Pesca de Alvega que define mecanismos de apoio para que esta associação passe a ter mais e melhores condições para apoiar nas ações de vigilância, prevenção, primeira intervenção e apoio ao combate, em virtude do seu conhecimento do território e interesse nos espaços à sua responsabilidade. O Município de Abrantes tem nestes acordos uma comparticipação financeira de 1.500 euros por ano.

O DECIR Municipal de Abrantes para o verão deste ano conta com o Serviço Municipal de Proteção Civil, a Divisão de Logística da Câmara Municipal de Abrantes, Bombeiros Voluntários de Abrantes, Cruz Vermelha Portuguesa, GNR e Unidade de Emergência Proteção e Socorro (UEPS), PSP, Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME), Sapadores Florestais da Associação de Agricultores de Abrantes, Constância, Mação e Sardoal, Sapadores Florestais da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, Altri, Gestiverde, Juntas de Freguesia (Abrantes e Alferrarede, Aldeia do Mato e Souto, S. Facundo e Vale das Mós, Bemposta, Carvalhal, Fontes, Mouriscas, Pego, Rio de Moinhos e Tramagal), e depois as associações de caçadores de Arreciadas, Martinchel, Mouriscas e S. Facundo.

O DECIR está dividido por várias fases, sendo o período com mais meios envolvidos de 1 de junho a 30 de setembro.

Neste período está definido o maior empenhamento de meios, estando este ano ao dispor 13.891 operacionais de 3.084 equipas e 2.990 viaturas. O DECIR para este ano prevê ainda, para o período de 1 de junho a 30 de setembro, 72 meios aéreos, mais 12 do que em anos anteriores.

Galeria de Imagens