Pesquisar notícia
quarta,
01 mai 2024
PUB
Abrantes

António Belém Coelho assume a presidência do Rotary Club

3/07/2023 às 12:24
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A cerimónia de Transmissão de Tarefas teve lugar no dia 30 de junho, na Quinta das Oliveiras. José Luís Silva encerrou o seu mandato e a presidência do Rotary Club de Abrantes foi assumida por António Belém Coelho.

O biénio 2023/24 tem novo presidente no Rotary Club de Abrantes. Para celebrar o final e o início de mais um ano rotário, juntaram-se, entre companheiros Rotary, entidades oficiais, representantes de outros clubes e convidados, numa sala que contava com muitos jovens.

José Luís Silva, presidente cessante, começou por fazer um balanço do seu mandato num Club que tem projetos de continuidade como as Bolsas de Estudo, onde a Câmara de Abrantes e patrocinadores ajudam 70 estudantes no ensino superior, o protocolo com a Câmara de de Abrantes para a cidade da Ribeira Brava em Cabo Verde com o acolhimento de quatro jovens a estudar na ESTA e na EPDRA, o Curso de Liderança, em parceria com o RAME, a Fundação Rotária Portuguesa, a Mitsubishi Fuso Truck Europe e a Câmara de Abrantes.

A presidente cessante do Rotaract, Joana Navarro Ferreira, falou do “prazer e honra que foi ser presidente de um Clube tão incrível e tão marcante” e agradeceu à sua equipa pelo trabalho realizado durante o último ano.

Leonor Esperto Pires, a presidente cessante do Interact, falou de “um ano de muitas vitórias e conquistas mas, acima de tudo, de muita amizade e companheirismo”. Destacou o facto de terem começado por ser sete “e contamos agora com 30 interactistas”.

Para o biénio 2023/24, o Rotaract de Abrantes tem agora como presidente Joana Candeias Faria que disse assumir o cargo “com determinação e ambição”.

Carolina Esperto Pires é a nova presidente do Interact. Agradeceu à irmã gémea, a presidente cessante, “por me ter guiado neste percurso” e também “a todos os interactistas por terem confiado em mim”. Prometeu ainda dedicar-se “incansavelmente ao movimento”.

Já António Belém Coelho, presidente entrante do Rotary Club de Abrantes, disse à Antena Livre que os objetivos do seu mandato passam “por continuar com os projetos que são traves mestras do nosso Club, mais concretamente com as Bolsas de Estudo, o protocolo com Cabo Verde, também no âmbito da educação, o Curso de Liderança, o apoio às IPSS, o companheirismo entre os companheiros do Club e suas famílias e o contacto e troca de experiências com outros clubes rotários”.

O presidente prometeu “estar sempre atento, na nossa comunidade, aos problemas que podem surgir e ajudá-los a resolver, porque ninguém faz nada sozinho”. Frisou “o papel que a Câmara Municipal e o Regimento de Apoio Militar de Emergência, bem como empresas do nosso concelho e pessoas singulares e privadas têm dado a todos estes projetos”.

Como novidade do mandato, a criação de uma Comissão de Ambiente “para começarmos a sensibilizar”. Como exemplo, “basta ver a maneira como as pessoas põem o lixo e o que ainda há espalhado pelo chão e noutros lados”.

Belém Coelho assumiu ainda que nem toda a atividade do Club foi restabelecida após a pandemia de Covid-19. “Falta ainda chegar um bocadinho mais alto nas atividades de companheirismo que durante a pandemia não as tivemos, obviamente. Depois da pandemia, lentamente, recuperámos, mas há sempre companheiros que pelo receio e pela idade, ainda estão relutantes em aderir a esse tipo de atividades”, declarou o presidente que irá guiar o Rotary Club de Abrantes nos próximos dois anos.

Galeria de Imagens