Pesquisar notícia
domingo,
28 abr 2024
PUB
Calor

Alvega registou temperatura mais alta do país com 45.6 graus (Atualizada)

22/08/2023 às 20:59
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Registo rede IPMA 16h00 dia 22 agosto

O aviso vermelho devido ao tempo quente para Bragança, Viseu, Guarda, Vila Real, Santarém, Castelo Branco e Coimbra vigorará até às 21:00 de quarta-feira, enquanto os restantes distritos de Portugal continental estarão sob aviso laranja, informou hoje o IPMA.

Até às 18 horas desta terça-feira registaram-se no território do continente valores muito elevados da temperatura do ar. O valor mais elevado da temperatura máxima, 45.6 °C registou-se em Alvega e Pinhão, seguindo-se Tomar, com 45.4 °C e Lousã com 45.2 °C.

Às 16 horas, de acordo com os mapas disponibilizados pelo IPMA na sua página Alvega (Abrantes) e Valdonas (Tomar) eram as localidades mais quentes do país com registo de 44.4 graus.

A estação de Alvega, que todos os anos regista valores extremos de calor no verão estava sem dados devido a uma avaria nas comunicações com a sede do IPMA, em Lisboa. Mas o instituto reparou a avaria e na semana em que Portugal está com uma onda de calor a estação localizada à beira da Estrada Nacional 118 registou a temperatura mais alta do país.

Estação meteorológica de Alvega

À mesma hora o aeródromo de Arganil ocupava o terceiro lugar do pódio com 43.1 graus.

De notar que a cidade de Abrantes registou a esta mesma hora um valor máximo de 43.6 graus, de acordo com a estação Meteoabrantes.

Em declarações à agência Lusa, Ângela Lourenço, meteorologista do IPMA, reforçou que “todos os avisos são atualizados, normalmente são atualizados várias vezes ao dia, no mínimo duas vezes por dia”, indicando que os avisos de tempo quente como os de tempo frio “são avisos diários”, diferentes dos avisos de precipitação ou de rajada.

“Para quarta-feira, temos os mesmos distritos com aviso vermelho. Todos os restantes com aviso laranja, com exceção de Faro, que passa a aviso amarelo”, disse Ângela Lourenço.

De acordo com a meteorologista do IPMA, na quinta-feira não está previsto qualquer aviso vermelho para distritos de Portugal continental, prevendo-se que Bragança e Guarda estejam sob aviso laranja e Viseu, Évora, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Lisboa, Beja, Castelo Branca e Portalegre sob aviso amarelo.