Pesquisar notícia
sexta,
18 out 2024
PUB
Sociedade

Alferrarede: Encerramento do balcão dos CTT “é definitivo”. Autarcas continuam na luta para inverter a situação - COM SOM

11/01/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A presidente da Câmara Municipal de Abrantes reuniu na terça-feira com a administração dos CTT. A reunião foi marcada a pedido da autarca logo após ter tido conhecimento, através da imprensa, da decisão de encerramento da loja localizada na Avenida Mário Soares, solicitando explicações relativamente aos critérios da administração que estão na base dessa decisão.

Em comunicado, Maria do Céu Albuquerque refere que “manifestou total discordância com o encerramento desta loja e lamentou a forma como foi dela teve conhecimento – através da comunicação social – desrespeitando institucionalmente o órgão autárquico que representa a população”.

“A administração dos CTT mostrou-se irredutível e deu a decisão como definitiva. Argumentou o facto de num raio muito curto existirem outros pontos de atendimento, um no Centro Histórico e outro numa grande superfície comercial, e da necessidade de contenção de despesas”, pode ler-se.

Em articulação com o presidente da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, cujos órgãos - Junta e Assembleia -, como é público, comungam da mesma preocupação, a presidente da Câmara avança no mesmo comunicado que “apresentou várias propostas alternativas ao atual espaço físico, com o objetivo de fazer parte da solução, criando condições para manter este serviço na área de Alferrarede". Em cima da mesa estiveram nomeadamente a possibilidade de cedência de edifício municipal e/ou privado para esse efeito, nas imediações da atual, em Alferrarede. A proposta foi rejeitada.

A presidente da Câmara Municipal e o presidente da União de Freguesias (no âmbito da assembleia de freguesia foi criado um grupo de trabalho para acompanhamento deste processo) estão a trabalhar na apresentação de uma proposta tendo por base um protocolo estabelecido entre a administração dos CTT e a ANAFRE para a criação de um posto de atendimento em instalação da junta de freguesia, com o apoio de privados, para garantir que a população não fica desprovida do serviço.

A presidente havia já manifestado total discordância com esta decisão dos CTT, na terça-feira, durante a reunião do Executivo. Foi secundada por todos os eleitos, tendo acrescentado que “a perceção que temos é que este balcão é uma das lojas com mais movimento, está localizado numa área de expansão da cidade e serve também munícipes da zona norte do concelho”.

Esta sexta-feira irá acontecer uma Conferência de Imprensa, na sede da Junta de Freguesia de Abrantes, pelas 12 horas, que contará com a presença de todas a Juntas de Freguesia do concelho de Abrantes; a Câmara Municipal de Abrantes; a ANAFRE – delegação de Santarém; a Associação de Comerciantes; a NERSANT – núcleo de Abrantes e a Comissão de Utentes.