Pesquisar notícia
segunda,
16 set 2024
PUB
Sociedade

Abrantino Luís Ablú Dias compra a Media On e passa a gerir o Jornal de Abrantes e Antena Livre

3/09/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Desde 1981 a emitir a partir do concelho de Abrantes, a RAL, como então era conhecida, funcionou como cooperativa até 2001. Foi nesse ano que o Grupo Lena Comunicação adquiriu o alvará da estação emissora e nasceu a Media On, Comunicação Social, transformando a antiga RAL numa nova rádio à qual, em jeito de homenagem, chamou Antena Livre. Uma rádio nova com uma profunda redefinição e outra ambição.

À Media On, junta-se, em 2009, o secular Jornal de Abrantes, vindo consolidar este projeto de referência na comunicação social regional.

O dia 28 de agosto de 2018 foi o dia escolhido para anunciar que a rádio Antena Livre e o Jornal de Abrantes estavam “de volta” à região em termos de gestão.

Num encontro informal com os autarcas dos concelhos de influência da rádio e do jornal, que aconteceu no Luna Hotel Turismo em Abrantes, a jornalista Patrícia Seixas anunciava a todos os presentes a novidade: “Senhores autarcas, a Antena Livre e o Jornal de Abrantes mudaram de mãos. Estamos aqui para vos apresentar o novo proprietário da Media On Comunicação Social: Luís Ablú Dias”. Foi então que o novo diretor geral da Media On usou da palavra realçando que este era um ponto de partida para uma nova aventura e uma nova fase destes dois incontornáveis nomes da comunicação social.

Grande parte dos presentes conhecem-me desde a minha infância, desde a minha adolescência, e já mesmo depois de adulto na vida pessoal ou profissional e, como sabem, sou um homem de desafios e não viro a cara nem às dificuldades, nem à luta, por isso aqui estou, ou melhor, estamos”, começou por afirmar.

Luís Ablú Dias explicou que aceitou o desafio porque acredita no projeto, na equipa, no concelho e na região. “Sim porque o vejo como um projeto que é de todos nós e acima de tudo da região. E por tudo isto, é possível o regresso ao passado e voltar a ter o JA e a Antena Livre de novo nas nossas mãos, (…) e assim colocarmos um ponto final no receio que sempre nos assombrou em relação ao futuro destas referências da comunicação social da região”.

A aposta numa informação de rigor e imparcialidade continuará a ser objetivo primordial da empresa. A diretora de informação, Joana Margarida Carvalho, adiantou que “é numa atitude atenta que temos levado por diante a nossa linha editorial - que defino como rigorosa, que acrescenta algo de novo, que informa e que está longe daquilo que é o sensacionalismo tentador e que muitas vezes é motivo de grandes audiências”.

Entendemos que o jornalismo de proximidade, de levar a rádio e o jornal para a rua e para junto das comunidades, é o caminho para que as pessoas, entidades privadas e públicas e autarquias possam ter espaço para fazer chegar a informação que realmente importa, que potencia e faz crescer esta região”, afirmou a diretora.

Por parte do diretor de programação, Paulo Delgado, houve o compromisso da continuidade de programas de referência da rádio, como o Radar ou o Disto & Daquilo, que tantos ouvintes têm fidelizado ao longo dos anos que estão em antena.

Mais tarde, também aos colaboradores da rádio e jornal foi comunicada a alteração nos Corpos Gerentes da empresa e todos acolheram a notícia com satisfação, encontrando nova motivação para a continuidade.

Novos projetos também foram anunciados, mas desses dar-se-á conta no início do próximo ano.

Houve ainda espaço para agradecimentos aos anteriores corpos gerentes da Media On, que ao longo dos anos, mantiveram os dois órgãos de comunicação em funcionamento.

Certo é que a Rádio Antena Livre e o Jornal de Abrantes estão agora de volta “às mãos” da região e continuam a contar com todos, pois é para todos que trabalhamos.