Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Sociedade

Abrantes: Presidentes de Junta entregam estojos às crianças com o propósito de uma floresta cuidada

13/12/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Presidentes de Junta e a comandante operacional municipal

Os 13 presidentes de Junta de Freguesia de Abrantes procederam hoje, no Quartel dos bombeiros, à apresentação de uma nova campanha de proteção da floresta que irá decorrer junto das crianças do concelho.

As 13 juntas irão entregar cerca de 2.300 estojos escolares com uma mensagem que sensibiliza para a proteção e limpeza da floresta.

Bruno Tomás, presidente da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede, que falou em representação dos restantes autarcas, explicou à Antena Livre que a iniciativa, resulta “dos presidentes de Junta que têm assento no Grupo de Trabalho da Prevenção, constituído neste verão, e que à semelhança de anos anteriores as Juntas irão entregar uma lembrança às crianças do concelho mas desta vez, todas irão receber o mesmo presente.

“Todos os anos damos uma prenda às nossas crianças. E então pensámos porque não dar uma lembrança igual? Porque a escola pública também é isso - é igualdade de oportunidades - assim, eles irão receber a mesma lembrança, independentemente de onde estudam. Essa lembrança transporta uma mensagem para os seus pais, para o corpo docente que os acompanha e sensibiliza para uma floresta mais cuidada e mais ordenada”, afirmou Bruno Tomás.

“É um estojo, que tem uma mensagem, para que eles possam utilizar tanto no jardim-de-infância, como no 1º ciclo. É um auxiliar que utilizam todos os dias, até em casa quando estão a fazer os trabalhos de casa, e a mensagem está lá, sendo esta uma mensagem para o futuro”, acrescentou o autarca.

Inês Mariano, comandante operacional municipal

Por sua vez, Inês Mariano, comandante operacional municipal, avançou à Antena Livre que o objetivo da ação apresentada hoje, “é consciencializar as pessoas para a proteção da floresta, das suas casas e das suas povoações. Começámos no Natal sendo esta uma boa oportunidade para chegar aos mais pequenos e através deles chegar aos mais velhos”.

A responsável explicou que este é o primeiro passo de outras ações que vão surgir em 2018. “Estamos a planear uma campanha de sensibilização juntamente com o gabinete de comunicação do Município para utilizarmos todos os meios de comunicação possíveis para alertar as pessoas para a limpeza em redor das suas casas e das suas respetivas povoações”.

“No dia mundial da floresta, que decorre em simultâneo com o dia da criança, as crianças vão ser novamente alvo da entrega de um presente, que ajude a clarificar a importância da proteção da floresta”, aludiu.

Os estojos, que foram concebidos por uma empresa do concelho, vão começar a ser distribuídos esta tarde junto das diversas escolas do concelho.

No estojo é possível ler-se: "Queres um futuro verde? Protege a floresta!".