Foi esta terça-feira aprovado pelo Município de Abrantes a atribuição de um montante de 20 mil euros à Associação Vidas Cruzadas com vista à substituição da cobertura do edifício onde tem sede, em Tramagal, e que foi cedido pela Autarquia.
A Associação Vidas Cruzadas tem vindo a efetuar obras de requalificação no edifício, como a pintura exterior, a substituição de portas e janelas e, ainda este ano, será feito o isolamento térmico da cobertura.
Atendendo a que se trata de um edifício centenário a precisar de manutenção, “é imprescindível que seja substituída toda a cobertura, para resolver os problemas graves de infiltração que existem no espaço. Há paredes com grandes fissuras devido às infiltrações e problemas na instalação elétrica que já resultaram em avarias nos equipamentos informáticos, pelo que é necessário resolver esta situação com urgência, uma vez que se aproxima o inverno”, disse Vânia Grácio, presidente da Direção da Associação Vidas Cruzadas. Aproveitando a intervenção de isolamento térmico do telhado, a Associação solicitou o apoio do Município para substituir toda a cobertura do edifício. O orçamento total das obras já realizadas e a realizar somam um valor aproximado de 38 mil euros, sendo que a Associação submeteu candidaturas ao Fundo de Eficiência Energética, tendo recebido um apoio de 1000 euros para o isolamento térmico da cobertura e aguarda aprovação de outra candidatura que poderá vir atenuar o investimento já realizado, na substituição de portas e janelas. Do mecenato, nomeadamente da empresa Pegop, A Vidas Cruzadas recebeu um apoio de 2000 euros.
O edifício, antigo Jardim de Infância, para além de acolher a sede social da Associação Vidas Cruzadas, é ainda neste local que se desenvolve a Loja Social. Vânia Grácio disse ainda à Antena Livre que “a Loja Social é já uma referência a nível regional. É uma resposta social aberta à comunidade no geral, que faculta roupa, calçado entre outros artigos a quem precisa, ou a quem numa atitude de sustentabilidade e consciência ambiental prefere este conceito de aquisição de roupa e calçado. Contamos ainda neste serviço com a possibilidade de nos deslocarmos à maioria das freguesias de Abrantes, para levar estes artigos a quem precisa deles, com o apoio das juntas de freguesia2.
Quanto ao apoio agora aprovado pela Câmara Municipal, Vânia Grácio explica que “este contacto com o Município veio no seguimento das obras que foram já realizadas. É fundamental que se mantenha este edifício, tão estimado pela comunidade tramagalense. Uma vez mais, o Município veio mostrar estar sensível ao trabalho realizado e que está ao lado das Instituições, numa postura de cooperação para com a sociedade civil. Com estas intervenções quisemos também honrar a palavra dada aquando da assinatura do protoloco de cedência das instalações, estimando e preservando o património que é de todos nós”.