Pesquisar notícia
quinta,
28 out 2021
PUB
Sociedade

Abrantes: Movimento proTEJO organiza debate sobre caudais do rio Tejo

8/10/2021 às 07:41
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O proTEJO, Movimento pelo Tejo vai organizar um debate subordinado ao tema "Os caudais do Rio Tejo" este sábado, dia 9 de outubro, a partira das 10 horas. Este debate realiza-se no Parque Tejo, em Rossio ao Sul do Tejo (Abrantes), e conta com a parceria do Município de Abrantes e da Associação de Agricultores dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação.

Este evento pretende divulgar informação e promover o debate sobre a gestão da água na bacia do Tejo em Espanha e Portugal, em especial, a gestão dos caudais do rio Tejo, apresentado-se a posição do proTEJO de defesa de caudais ecológicos integrados nos planos de gestão da região hidrográfica do Tejo e transpostos para a Convenção de Albufeira.

Para além da falta de água a recente ideia do ministro do Ambiente João Matos Fernandes de construir um túnel entre a Barragem do Cabril, no Zêzere, e a Barragem de Belver, no Tejo, também deverá ser abordada.

Nos últimos dois meses têm havido constantes alertas e protesto dos agricultores de Abrantes e Constância, principalmente, pela dificuldade de captação de água para as culturas de regadio. Os inconstantes e muito baixos caudais do Tejo colocam as bombas em seco e, desde logo, apresentam novos problemas aos agricultores.

Uma das questões que têm sido levantadas é a alteração da Convenção de Albufeira que altere a obrigatoriedade de Espanha cumprir caudais ecológicos diários e não semanais.

O que acontece é que a gestão das barragens é muito inconstante, uma vez que o cumprimento dos caudais pode estar a ser feito com elevados caudais um ou dois dias e com os outros à míngua.

Este será, seguramente, um dos temas a estar em cima da mesa de trabalho deste evento.