Pesquisar notícia
sexta,
18 out 2024
PUB
Sociedade

Abrantes: Misericórdia anuncia investimentos

4/01/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Santa Casa da Misericórdia de Abrantes vai proceder ao arranjo interior da Igreja da Misericórdia, contígua à sede da instituição, confirmou à Antena Livre, Alberto Margarido, provedor da Santa Casa.

Num investimento global de cerca de 200 mil euros, o provedor avançou que a recuperação irá recair nomeadamente “no altar-mor e nos retábulos laterais, que são dois, assim como na sala do definitório”.

“Embora existam dificuldades para conseguir financiamento, nós conseguimos um apoio que irá comparticipar as obras em cerca de 70%. Não se tratam de fundos europeus, mas de qualquer modo já temos a candidatura aprovada. É um apoio que provém da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa”, explicou Alberto Margarido, tendo acrescentado que a iniciativa partiu do anterior provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que criou o projeto de apoio às misericórdias, sendo que muitas se encontravam com obras por ultimar.

 

Alberto Margarido

“No nosso caso, candidatámo-nos às obras da igreja, pois era uma grande preocupação e porque não tem havido reestruturações de igrejas, do património religioso e cultural, de maneira que vamos nós avançar com este projeto”, vincou o responsável.

Alberto Margarido não conseguiu determinar a data do arranque das obras, mas disse faltar apenas “algumas questões burocráticas, na medida em que as obras terão de ser comunicadas ao senhor Bispo e acompanhadas pela Direção Geral do Património para avançar”.

Santa Casa da Misericórdia vai construir 16 apartamentos para acolher mais utentes

A Santa Casa da Misericórdia de Abrantes tem outro projeto em mãos, que representa um investimento de 1ME e 200 mil euros e que passa pela construção de 16 apartamentos, com tipologia T1, para albergar em permanência mais utentes, avançou ainda Alberto Margarido.

Os novos apartamentos vão surgir num espaço contíguo ao lar existente, numa encosta sobre o rio Tejo.

“Iremos construir nesta encosta, com uma vista fantástica para o rio Tejo, 16 apartamentos - T1 (…) no espaço vamos construir uma lavandaria geral, porque a que temos tem poucas condições e, depois, vamos ainda construir uma cozinha”, entre outros espaços necessários ao acolhimento dos novos utentes.

“Sabendo das dificuldades que a própria Segurança Social dispõe, é uma obra que irá ser realizada com financiamento privado,” disse Alberto Margarido, explicando que o concurso público para a obra está prestes a ser lançado e que “o projeto está feito e aprovado, quer pela Segurança Social, quer pela Câmara Municipal”.

“Os interessados que ingressem nos novos apartamentos, pagarão uma mensalidade e ficarão até necessitarem”, finalizou o responsável.