Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Baloiço Panorâmico

Abrantes: Há um novo baloiço panorâmico na encosta do Castelo

22/11/2021 às 17:16
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
DR

Fica situado na encosta do castelo e, ao sentar-se no baloiço, pode observar toda a margem sul, o Tejo, as pontes, Rossio ao Sul do Tejo e por aí adiante.

Esta estrutura foi instalada pela Junta de Freguesia de Abrantes e Alferrarede e faz parte de um conjunto de intervenções que estão a ser feitas em diversos locais para devolver alguns espaços ao cidadão.

Se no Castelo de Abrantes têm existido uma série de intervenções nos espaços envolventes, outros locais há que também têm tido mão da junta para os melhorar, como no Bairro da Encosta da Barata.

Mas comecemos pelo baloiço. Pode dizer-se que é mais um, que já há muitos. E isso é o que diz o presidente da Junta de Freguesia, Bruno Tomás, “há muitos e Abrantes tinha de ter um. Já tem”. Ao mesmo tempo revela a intervenção que tem vindo a ser desenvolvida pelas equipas da freguesia. Através de um contrato interadministrativo com a Câmara Municipal, é a Junta de Freguesia que tem a responsabilidade da manutenção daquele espaço que é um dos cartões de visita da cidade.

Há uma outra intervenção que valorizou bastante o Jardim do Castelo que é a encosta de passadiços e zonas de descanso entre o parque de estacionamento dos Quinchosos e o Jardim do Castelo

“E agora à mais um ‘upgrade’ com a instalação deste baloiço, feito por uma empresa da especialidade com certificado de segurança e seguro de responsabilidade civil”, explicou Bruno Tomás, destacando a atratividade que todo o espaço pode ter com esta novidade.

Mas as intervenções em espaço público não se ficam no baloiço. O bairro da Encosta da Barata tinha um espaço que estava ao abandono. A Junta de freguesia criou um espaço verde, com plantação de árvores, criou uns corredores para que as pessoas possam circular ou fazer caminhadas e ainda incluiu equipamentos que permitem ao cidadão fazer exercícios físicos ao ar livre. 

Bruno Tomás ressalvou que este espaço estava ao abandono e com esta intervenção o espaço ganhou um fim e foi devolvido ao uso dos cidadãos. O presidente só espera que a população o use e cuide dele.

Mas há mais outras intervenções em curso. Na Chainça haverá uma intervenção num espaço também público que o autarca ainda não quis explicar, mas adiantou em em Casais de Revelhos vai ser construído um parque infantil com um pedaço de terreno em relva sintética para os mais novos poderem correr e praticar desportos. Aliás, Bruno Tomás adiantou que neste mandato quer instalar vários parques infantis.