Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
Abrantes

Abrantes: Dois milhões de escuteiros de todo o mundo participaram no Jota Joti

20/10/2021 às 17:53
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Técnico de rádio explica a caminheiros como funcionam as comunicações por rádio

Escuteiros de cerca de 171 países estiveram, no passado fim de semana, de 15 a 17 de outubro, ligados através da rádio e da internet. A atividade por rádio, Jota, vai já na 64ª edição. O Joti, a atividade pela internet é mais recente, estando na 25ª edição. Esta é maior atividade escutista digital e radiofónica.

No agrupamento 697, do Rossio ao Sul do Tejo, a participação nesta atividade é já tradição. Todos os anos, em outubro, prendem-se mapas às paredes e monta-se a estação de comunicação. Cada contacto que se faz é marcado por um pionés no mapa. Os lobitos (6-10 anos) descobrem novos países nos mapas. Os exploradores (10-14 anos) dão uso aos seus conhecimentos de outras línguas. Os pioneiros (14-18 anos) tentam falar com alguém de todos os países. Os caminheiros (18-22 anos) vão falando com outros escuteiros enquanto recordam os Jota Jotis passados.

Exploradores a participarem no Joti (Jamboree On The Internet). É criado um canal onde apenas entram escuteiros para facilitar a comunicação

O objetivo da atividade é a promoção de amizades e da cidadania global e por isso a conversa não segue regras. Isto permite que se descubra que os lenços filipinos não são às riscas, ou que na Austrália vive um escuteiro da nossa idade que gosta dos mesmos livros e séries que nós.

Este ano a atividade decorreu na sede do Agrupamento 697 e participaram mais de 50 escuteiros, entre elementos e chefes.

Filipa Neto

Fotos: Joaquim Melo dos Santos