Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Sociedade

Abrantes: Câmara aprova voto de louvor e agradece aos envolvidos nos incêndios. PSD abstém-se

22/08/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Reunião de Câmara de hoje

A Câmara Municipal de Abrantes aprovou por maioria, com a abstenção da vereadora eleita pelo PSD, um voto de louvor e um voto de agradecimento às entidades, aos operacionais e às populações que se viram envolvidos nos incêndios que assolaram o concelho nas últimas semanas.

Na declaração de voto que apresentou à Câmara, a vereadora eleita pelo PSD, Elza Vitório, justificou a sua abstenção quanto ao voto de louvor como também no agradecimento elaborado pelo Município.

A vereadora do PSD não concordou com os termos em que o voto de louvor foi formulado:“Primeiro, porque exclui populações do Concelho e entidades que, embora em momento diferente deste Verão, também foram castigadas com violentos incêndios;

Segundo, porque a forma como o voto de louvor é formulado, coloca no mesmo patamar um conjunto muito díspar de entidades, com responsabilidades de natureza e níveis de intervenção nesta matéria muito diferenciadas. “Colocar todos no mesmo saco” não nos parece legítimo nem justo. Até porque tratar de igual forma quem participou no combate no exercício de funções profissionais e quem o fez de forma voluntária, desinteressada, altruísta e genuinamente solidária não parece adequado.

O profissionalismo – e a correspondente capacidade de resposta e a competência que ele implica – é exigível e não propriamente digno de louvor.

Louvar o que é, à partida, expectável e exigível no âmbito de funções profissionais é, no mínimo, esvaziar o “profissionalismo” que, cada vez mais, devemos exigir como cidadãos, correndo o risco, com tais condutas, de perverter a própria lógica da organização social.

Finalmente, consideramos que ainda não passou o tempo suficiente para avaliar e apurar responsabilidades, sabendo nós que muitas foram as falhas que ocorreram no terreno, não só a nível preventivo, mas também ao nível do combate. Afigura-se, por isso, prematuro, uma iniciativa desta natureza que, como já referimos, “põe tudo no mesmo saco”, de uma forma, a nosso ver, pouco legítima”, pode ler-se na declaração de voto de Elza Vitório.

Já no que diz respeito ao agradecimento da Câmara às entidades envolvidas nos incêndios das últimas semanas, a vereadora do PSD voltou a abastecer-se, pois disse não se rever em dois pressupostos:

“O primeiro pressuposto refere-se à exclusão das populações e entidades envolvidas em fogos que não aqueles que aconteceram a partir de 9 de Agosto;

O segundo pressuposto diz respeito à forma “solidária e altruísta” como é encarado o exercício profissional de algumas das entidades referidas e que consideramos altamente perigoso e perverso do ponto de vista da organização social e do funcionamento do próprio Estado.

Com efeito, e de acordo com o texto apresentado neste ponto, o agradecimento aqui proposto dirige-se a “todas as entidades, que, de forma solidária e altruísta, colocaram os seus recursos e meios ao serviço da comunidade”.

Ora, como é bem percetível na lista apresentada, põe-se, mais uma vez, “no mesmo saco”, entidades que, efetivamente, agiram de forma voluntária, solidária e altruísta e aquelas que agiram no âmbito das suas atribuições e do seu exercício profissional.

Pelas razões expostas não podemos, também aqui, aceitar o agradecimento nos termos em que o mesmo é proposto, pelo que o nosso voto é de abstenção”, pode ler-se.

 Pela sua importância, transcrevemos na íntegra o voto de louvor e o agradecimento da Câmara Municipal de Abrantes:

 “Voto de Louvor

Entre os dias 9 e 13 de agosto, o concelho de Abrantes foi atingido por uma violenta vaga de incêndios. Foram momentos dramáticos, de grande angústia e desespero aqueles que se viveram e que provocaram consequências, que apenas não foram mais trágicas, pela pronta resposta e pelo árduo empenho e profissionalismo das centenas de homens e mulheres que, no teatro de operações, lutaram para combater este violento flagelo.

Também no dia 16 de agosto fomos atingidos na freguesia de Mouriscas por um novo incêndio. O incêndio de Mação.

É pois, com um sentimento de gratidão profunda e de penhorado agradecimento que a Câmara Municipal de Abrantes, reunida em 22 de agosto de 2017, aprova um voto de louvor prestando assim a sua homenagem e o seu reconhecimento público a estes verdadeiros soldados da paz que, em circunstâncias extremas, lutaram incansavelmente na salvaguarda de pessoas e bens e na defesa do nosso bem comum.

A todos, e a cada um destes homens e mulheres em particular.

A todas as Corporações de Bombeiros, Afocelca -Agrupamento Complementar de Empresas para Proteção Contra Incêndios, Associação de Agricultores dos Concelhos de Abrantes, Constância, Sardoal e Mação, RAME - Regimento de Apoio Militar de Emergência, Zona de Intervenção Florestal (ZIF) da Aldeia do Mato; Juntas de Freguesia do concelho de Abrantes, e demais entidades.

Às Forças de Segurança, Polícia de Segurança Pública e Guarda Nacional Republicana.

Ao Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém (CDOS) e ao seu Comandante Mário Silvestre.

À Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Abrantes, nas pessoas do seu Presidente da Direção João Furtado e do seu Comandante dos Bombeiros, António Jesus, um agradecimento especial e sentido.

A todos, sem exceção, queremos dizer que a Comunidade Abrantina não esquecerá. A Vossa coragem e altruísmo foram o ponto de luz que nos guiou. A esperança que nos reconfortou.

Às populações atingidas, a Câmara Municipal manifesta a mais profunda solidariedade e total disponibilidade para minimizar e superar os efeitos deste flagelo”.

Agradecimento

A Câmara Municipal de Abrantes, reunida em 22 de agosto de 2017, na sequência da violenta vaga de incêndios que atingiu o concelho de Abrantes, entre os dias 9 e 13 de agosto e os dias 16 e 18 de agosto (incêndio de Mação), reconhece e agradece publicamente a todas as entidades, que, de forma solidária e altruísta, colocaram os seus recursos e meios ao serviço da comunidade:

Autoridade Nacional de Proteção Civil

Instituto da Conservação da Natureza das Florestas, I.P.

Instituto Nacional de Emergência Médica

Juntas de Freguesia do Concelho de Abrantes

Regimento de Apoio Militar de Emergência

Forças Armadas

Polícia de Segurança Pública

Guarda Nacional Republicana

Polícia Judiciária

Município de Mação

Município de Alcanena

Município de Ourém

Centro Distrital de Segurança Social de Santarém

Cruz Vermelha Portuguesa

Agrupamento 172 do Corpo Nacional de Escutas

Agrupamento 1093 do Corpo Nacional de Escutas

Agrupamento 193 do Corpo Nacional de Escutas

Grupo 72 dos Escoteiros de Portugal

União Desportiva Rossiense

Clube Desportivo “Os Patos”

Casa do Benfica de Abrantes

Dragões de Alferrarede

Cáritas Portuguesa

Centro Social do Souto

Centro Social Desportivo e Recreativo da Portela

Sociedade Cultural e Recreativa de Carreira do Mato

Banda Filarmónica Mourisquense

Unidade de Saúde Familiar de Abrantes

Hotel Segredos de Vale Manso

Condomínio de Vale Manso

Santa Casa da Misericórdia de Abrantes

Santa Casa da Misericórdia de Sardoal

Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes

Intermarché de Abrantes

Restaurantes A Paragem do Motorista, A Lareira, Cervejaria Aquapolis, Paurui

Este agradecimento é também extensível a todos os cidadãos do concelho, e de fora dele, que de forma individual se associaram e colaboraram com todos os meios ao seu dispor, quer através da entrega de donativos, quer do seu esforço pessoal, bem como, aos meios de comunicação social que assumiram também um papel fundamental neste combate.

A todos, entidades ou particulares, que por omissão involuntária possam não ter sido mencionados, apelamos à compreensão e agradecemos de igual modo toda a colaboração.

Às populações atingidas, a Câmara Municipal manifesta a mais profunda solidariedade e total disponibilidade para minimizar e superar os efeitos deste flagelo”.