Pesquisar notícia
quinta,
18 jul 2024
PUB
Abrantes

A roda girou. Rotary, Rotarac e Interact com novos dirigentes (c/áudio)

2/07/2024 às 15:16
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Á esquerda os dirigentes entrantes e à direita os cessantes

O Rotary tem, todos os anos, a roda a girar com a mudança de dirigentes dos seus clubes. E foi o que aconteceu, em Abrantes, com o Rotary Clube, e os clubes jovens Rotarac e Interact que tiveram na noite de 29 de junho a cerimónia de transmissão de tarefa, que é como quem diz a mudança de dirigentes.

A noite de transmissão de tarefas em Rotary é conjunta nos três clubes, numa cerimónia que contou ainda com a emblemagem de novos companheiros com Inês Santos e Maria Melro a entrar para o Interact, Maria Alexandra Lúcio e Francisca Vicente a dar entrara no Rotarac e Flávio Chaves a ser o novo companheiro do Rotary.

Esta cerimónia marcou também a mudança de governador do distrito 1960, ao qual pertence o Rotary Clube de Abrantes. E os governadores, cessante e entrante, marcaram presença neste jantar.

A noite começou com o ritual habitual de saudação às bandeiras, seguindo-se a emblemagem dos novos companheiros. Só depois do jantar, que aconteceu no Luna Hotel de Turismo, é que foi feito o cerimonial de transmissão de tarefas.

Na mesa principal estiveram os presidentes cessantes, António Belém Coelho (Rotary), Joana Faria (Rotarac) e Carolina Pires (Interact), e os presidentes entrantes, Isidro Bernardino (Rotary), Joana Costa (Rotarac) e Maria Cortés (Interact).

 

Maria Cortés

 

Joana Costa

 

Este é um momento marcante para os milhões de companheiros Rotary em todo o mundo, que é o ritual em que a roda gira e “todo o mundo muda os seus dirigentes.”

António Belém Coelho, de saída do seu mandato, começou por enaltecer o trabalho conjunto de um clube que afirmou ter “uma grande rede de boas vontades e Abrantes tem uma rede grande de boas vontades.”

Depois passou a descrever algumas ações desenvolvidas ao logo do ano, que começou a 1 de julho de 2023, como a continuidade das bolsas de estudo. “Aumentámos o número de bolsas e melhorámos o seu valor. Criamos um software para receber e analisar as candidaturas às bolsas.” Depois destacou o 13.º Curso de Liderança, numa parceria continuada com o Regimento de Apoio Militar de Emergência (RAME) e o reforço da relação com aquela instituição. “Em setembro teremos o 14.º curso.”

As palestras temáticas que interessam à região foram referenciadas, assim como a colaboração com os clubes jovens que dão mais energia ao grupo.

Belém Coelho referenciou que houve ainda a continuidade no trabalho de combate à diabetes e à poliomielite e o apoio a instituições Particulares de Solidariedade Social.

O presidente cessante vincou ainda o arranque do projeto “Mãozinhas que salvam” e que aporta competências aos alunos dos 2.º e 4.º ano no suporte básico de vida. E acrescentam-se ainda os cursos de formação aos professores dos 6.º e 8.º ano para depois poderem formar os alunos. Neste projeto há uma com o Município de Abrantes, com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes e agrupamentos de escolas.

Belém Coelho concluiu a sua última intervenção, antes de passar a liderança a Isidro Bernardino, com um balanço positivo do ano e a agradecer toda a “entreajuda e companheirismo de todos. Dar de si antes de pensar em si, que é um dos motes do Rotary.”

 

António Belém Coelho

 

Isidro Bernardino recebeu o colar de presidente, e ao dar a primeira “badalada no sino da presidência” afirmou numa ter pensado na importância e peso do que pensava ser um gesto comum em Rotary.

Depois das felicitações feitas ao seu antecessor, lançou as linhas de ação para no eu mandato, que assentam na manutenção do Rotary de Abrantes como clube referência no distrito 1960. “A magia do Rotary [lema para este ano rotário] não vem uma varinha, é um lema forte tal como os fundadores de Rotary, liderados por Paul Harris em 1905.”

As metas para este ano 2024 /2025 tem por base as linhas do Distrito 1960 e a continuidade do trabalho identificando as necessidades locais. No programa das bolsas de estudo aposta na continuidade. “Deveremos atingir 1000 bolsas, desde 1981. e vamos ter o 14.º Curso Liderança em parceria com o RAME.”

O novo presidente apontou ainda à continuidade do projeto “Mãozinhas que salvam vidas” que forma mais de 600 alunos ao longo do ano. “Este ano vamos começar logo no início do ano letivo.”

Campanha antidiabetes tem envolvimento do Rotarac e Interact acontecerá novamente 16 novembro assim como o combate à Poliomielite: “Ainda temos 13 casos no Paquistão e Afeganistão. Só conseguimos erradicar a doença com três anos seguidos sem casos.”

Isidro Bernardino anunciou já duas palestras, uma de Ambiente/água em março e outra sobre a floresta em novembro. 

Isidro Bernardino

O presidente entrante anunciou a comemoração dos 120 anos do Rotary Internacional, em fevereiro, e do 44.º aniversário do clube de Abrantes.

E ficou a saber-se que a presidente indicada, em 2025/2026 será Hália Santos.

Isidro Bernardino apontou ainda a meta de ter novos sócios e a ambição de ter mais mulheres no clube e tem o lema “A Magia do Rotary.”

Galeria de Imagens