Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Feriados

2023 tem cinco fins-de-semana prolongados. Confira as datas.

3/01/2023 às 11:14
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Estamos no início do ano, dia 3, e depois de uma semana de festas já há muitas pessoas que olham para o calendário do ano para ver os feriados e as pontes ou possíveis pontes. Vamos lá facilitar esse olhar.

No primeiro mês do ano só o 1 de janeiro é feriado, Dia Mundial da Paz, mas calhou num domingo, por isso...

Em fevereiro, pode haver uma ponte de quatro dias. Pois, é que terça-feira, dia 21, celebra-se o Carnaval ou Entrudo. Apesar deste não ser um feriado oficial, normalmente o governo concede tolerância de ponto aos funcionários públicos. No setor privado, depende de cada empresa.

Março tem o início da primavera, o Dia da Mulher ou o Dia do Pai, mas não tem feriados.

Em abril há dois. Um é fim de semana prolongado e o outro pode trazer uma ponte. A Sexta-feira Santa é a 7 de abril, antes da Páscoa que se assinala no dia 9. Já o Dia da Liberdade, 25 de abril, calha, este ano, numa terça-feira, ou seja, possibilidade de ponte.

O mês cinco, maio começa numa segunda-feira e logo com o feriado do Dia do Trabalhador (dia 1), oferecendo mais um fim de semana prolongado.

O mês do solstício do verão, junho, será, como habitualmente, o mês com mais pontes e fins de semana prolongados, pois aos feriados nacionais juntam-se os municipais, que são muitos. Começamos com o Corpo de Deus que, este ano, calha no dia 8, gerando mais uma oportunidade de fazer ponte. Dia 10 de junho, Dia de Portugal, é um sábado. Já 13, dia em que se celebra o Santo António, calha numa terça-feira e, pelo menos em Lisboa, é feriado. Em Abrantes o feriado municipal não permite pontes, pois calha a uma quarta-feira. Menos sorte tem quem tem como padroeiro o São João. É que dia 24 de junho é um sábado.

Em julho não há feriados nacionais.

Agosto vem com o esperado 15 de agosto, dia da Assunção da Nossa Senhora, e com ele mais uma oportunidade de fazer ponte, visto que em 2023 calha a uma terça-feira.

Setembro junta-se a março e julho, é o terceiro mês sem feriados.

O décimo mês do ano, outubro, tem uma possibilidade de ponte. Quinta-feira, 5 de outubro é o Dia da Implantação da República.

Em 2023, o mês de novembro começa a uma quarta-feira e com o único feriado do ano a meio da semana: O Dia de Todos os Santos.

Para terminar 2023 em grande tem um mês que será mais curso. Sim, dezembro tem três feriados, com três fins de semana prolongados. A 1, temos o Dia da Restauração da Independência, e a 8 o Dia da Imaculada Conceição, ambos numa sexta-feira. Já o Dia de Natal, 25 de dezembro, calha numa segunda-feira.

E para fechar o 2023 arranca o 2024 com outro fim de semana prolongado, já que o único feriado de janeiro, o dia 1, é a uma segunda-feira,

Já tem a lista agora é só pensar no planeamento de férias ou pontes para o 2023.

Bom Ano!

Palavras chave:
Feriados 2023;