Pesquisar notícia
sábado,
27 abr 2024
PUB
Abrantes

ULS reforça cuidados médicos na freguesia de Mouriscas

15/03/2024 às 08:16
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Unidade Local de Saúde do Médio Tejo (ULS Médio Tejo) reforçou o polo de saúde de Mouriscas e passa a ter dois médicos na assistência aos utentes desta freguesia, ao abrigo do projeto “Bata Branca”.

Através de uma parceria que envolve o setor social local, nomeadamente a Associação Comunitária de Apoio à Terceira Idade de Mouriscas (ACATIM), os utentes sem médico de família atribuído, do polo de Mouriscas da Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Abrantes (UCSP), vão passar a ter mais consultas e acesso a cuidados de saúde.

A partir do próximo mês de abril passam a estar integrados no polo de Mouriscas, da Unidade de Cuidados de Saúde Primários de Abrantes (UCSP), no modelo de “Bata Branca”, dois médicos que semanalmente disponibilizam horário para consulta médica à população desta freguesia de Abrantes que não tem médico de família atribuído.

As consultas irão realizar-se semanalmente às terças, quintas e sextas-feiras, prevendo o protocolo de cooperação entre a ULS Médio Tejo e a ACATIM, um total de 14 horas semanais de reforço de horário de atendimento nos cuidados de saúde primários.

O agendamento e marcação das consultas a serem realizadas por estes dois médicos da ACATIM são efetuados pelo secretariado e nas instalações da UCSP.

De notar que a responsabilidade de contratação dos médicos é da total responsabilidade da ULS, cabendo ao Município o reforço financeiro para o pagamento aos clínicos, sendo o mesmo feito através da ACATIM.

O médico que está desde o ano passado e Mouriscas continua havendo o reforço de mais quatro horas de um segundo médico.

“Temos o dever de trabalhar em conjunto [Estado, autarquias e setor social] numa busca contínua de soluções e na resolução dos problemas de escassez de meio humanos, nomeadamente nos territórios mais periféricos e no domínio dos cuidados de saúde primários de proximidade, que são a base da promoção da saúde e prevenção da doença”, referiu Casimiro Ramos, presidente do Concelho de Administração da ULS Médio Tejo, a propósito deste protocolo de cooperação.